
Deputado Zeca Dirceu deve ser pré-candidato à prefeitura de Curitiba
A assessoria do deputado federal de Umuarama, Zeca Dirceu, confirmou ao OBemdito, nesta terça-feira (4), que o parlamentar tem disposição […]


A assessoria do deputado federal de Umuarama, Zeca Dirceu, confirmou ao OBemdito, nesta terça-feira (4), que o parlamentar tem disposição para disputar a prefeitura de Curitiba pelo Partido dos Trabalhadores. Zeca, que está no seu quarto mandato consecutivo, é líder do partido na Câmara dos Deputados e o único representante da região Noroeste em Brasília.
“O convite para o deputado Zeca Dirceu mudar seu domicílio [eleitoral] para Curitiba não é de hoje, sempre aconteceu, desde 2019, inclusive, quando o deputado se consolidou como um dos principais nomes do partido”, afirma o assessor Adilson Neves.
Segundo Neves, o parlamentar está avaliando o convite como um sinal positivo de seu trabalho. “Mesmo sendo uma honra estar sendo lembrado, ainda não tem isso totalmente definido. Estamos avaliamos a possibilidade de disputar a prefeitura da capital do Estado como sendo um sinal positivo e de reconhecimento”, finaliza.
Com a disposição do deputado em disputar a prefeitura da capital, Curitiba tem agora seis pré-candidatos com disposição para o embate. Além de Zeca Dirceu também já confirmaram suas pré-candidaturas Goura (PDT), Eduardo Pimentel (PSD), Paulo Martins (PL), Ney Leprevost (União Brasil) e Luciano Ducci (PSB). Deltan Dallagnol (Podemos) ainda não confirma se tem disposição ou não.
Histórico
Zeca Dirceu é filho de José Dirceu, ex-ministro-chefe da Casa Civil durante o primeiro governo Lula. Ele foi prefeito de Cruzeiro do Oeste por dois mandatos. O parlamentar foi o deputado mais votado em Umuarama entre os eleitos e, também, em mais 27 cidades paranaenses.
Ao todo fez 123.033 votos, número superior aos conquistados na última eleição em 2018, quando foi eleito com 77.306, mas inferior à sua segunda eleição para o parlamento, em 2014, quando fez 155.283 votos. Na primeira disputa, em 2010, foi eleito com 109.565 sufrágios.
Atualmente é um dos mais atuantes e influentes deputados do parlamento brasileiro.