Redação Publisher do OBemdito

Prefeitura finaliza nos próximos dias o plantio de palmeiras imperiais na Ivo Sooma

A Secretaria de Meio Ambiente está finalizando o plantio de palmeiras imperiais com o último lote na avenida Ivo Sooma, […]

Fotos: Assessoria PMU
Prefeitura finaliza nos próximos dias o plantio de palmeiras imperiais na Ivo Sooma
Redação - OBemdito
Publicado em 5 de abril de 2023 às 17h55 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 11h20

A Secretaria de Meio Ambiente está finalizando o plantio de palmeiras imperiais com o último lote na avenida Ivo Sooma, entre a Ângelo Moreira da Fonseca e o acesso ao Conjunto Habitacional Sonho Meu.

Nesta terça-feira (4), a empresa contratada pelo município por meio de licitação realizava o plantio nas imediações do Conjunto Ouro Branco, com o apoio de agentes de trânsito na sinalização e maquinário da Secretaria de Serviços Rodoviários. Outra equipe do município realizava uma adubação de reforço nas mudas já plantadas.

O plantio das palmeiras começou pela avenida Tiradentes, entre a avenida Castelo Branco e a saída para a rodovia PR-323. Foram cultivadas 127 mudas, com uma média de cinco metros de altura. O objetivo do prefeito Hermes Pimentel, com o plantio, é implantar paisagismo em locais que receberam obras recentes e não contavam com a arborização nos projetos.

“Queremos embelezar as entradas da cidade. A Tiradentes teve uma grande remoção de árvores durante a revitalização e as palmeiras vão deixar a entrada da cidade mais agradável, mesmo caso da Ivo Sooma, que tinha um canteiro totalmente sem árvores. O plantio das palmeiras está transformando o visual desses locais”, disse o prefeito.

No total serão plantadas em torno de 250 mudas, sendo 127 na Tiradentes (plantio já finalizado) e o restante no acesso ao Sonho Meu e saída para Xambrê. O investimento é de cerca de R$ 158 mil e a conclusão do plantio está prevista para os próximos 10 dias.

“As mudas são garantidas pela empresa. Elas exigem um cuidado especial nos primeiros meses, com adubação e rega, e a grande maioria se desenvolve bem. Se algumas não resistirem elas serão substituídas”, lembrou a diretora do Meio Ambiente do município, Claudia Calloi Palozi.

A diretora e a chefe da Divisão de Controle Ambiental, Fernanda Periard Mantovani, estão acompanhando de perto o plantio. “Futuramente teremos outro projeto de arborização para as laterais dessas avenidas, com o plantio de espécies que oferecem sombra e flores. Nos canteiros centrais, as palmeiras são mais adequadas por exigirem pouca manutenção e não prejudicarem a iluminação”, completou.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas