
Mais de 100 pequenos produtores rurais devem participar de reunião na Prefeitura segunda-feira
Criado por meio da Lei Municipal n° 4588 em setembro do ano passado, o ‘Alimenta Umuarama’ faz parte do Programa […]


Criado por meio da Lei Municipal n° 4588 em setembro do ano passado, o ‘Alimenta Umuarama’ faz parte do Programa Municipal de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar. Podem participar dele apenas os pequenos produtores rurais cadastrados na Secretaria Municipal de Agricultura, que acaba de realizar uma chamada pública para que todos participem de um encontro agendado para a próxima segunda-feira (10), às 14h, no Anfiteatro Haruyo Setogutte.
O secretário Murilo Teixeira desta que a reunião será realizada especificamente com produtores rurais da Agricultura Familiar. “Vamos apresentar todos os detalhes, regras, normas e determinações do Programa Alimenta Umuarama, que funciona na modalidade compra com doação simultânea. É uma grande oportunidade para que essas famílias negociem seus produtos diretamente com a administração municipal, garantindo preços e condições justas”, observa.
Teixeira destaca que o Alimenta Umuarama é muito importante para todas as partes envolvidas. “Para o agricultor familiar apto a fornecer sua produção, há a garantia de compra por parte da administração municipal. Para a administração municipal há a garantia de adquirir produtos de primeira qualidade e ainda a certeza de estar fomentando a economia e o desenvolvimento da cidade. E para as entidades que recebem esses produtos há a vantagem de promover a segurança alimentar das pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social. Ou seja, todos saem ganhando”, comenta.
A nutricionista Huana da Silva Godói, chefe da Divisão de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura de Umuarama, os produtores cadastrados – e os interessados em fazer parte – do Alimenta Umuarama, serão informados com detalhes sobre como será a execução de forma geral, sobre os pedidos, entregas e formas de pagamento.
A gestão e operacionalização do Programa é de responsabilidade da Secretaria de Agricultura, mediante participação da Secretaria de Assistência Social, que coordena o abastecimento da rede socioassistencial, atendendo pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade encaminhadas ou não pelos Cras, Creas.
“O recebimento e a distribuição é de responsabilidade do Banco de Alimentos, que também atende a outras demandas definidas pelo Alimenta Umuarama”, detalha Huana.
SERVIÇO – PROGRAMA ALIMENTA UMUARAMA – Reunião com produtores da agricultura familiar – Data: 10/04/2023 – Horário: 14h – Local: Anfiteatro Haruyo Setogutte – Informações: Banco de Alimentos – Telefone: (44) 3906-1036 e (44) 98457-1085.
(Assessoria PMU)