
Campanha Abril Verde inspira ações locais para prevenir acidentes de trabalho
Com o objetivo de conscientizar empregadores e empregados sobre os riscos dos acidentes de trabalho e do desenvolvimento de doenças […]


Com o objetivo de conscientizar empregadores e empregados sobre os riscos dos acidentes de trabalho e do desenvolvimento de doenças ocupacionais, bem como as formas de prevenção, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando ações referentes ao Abril Verde, um movimento mundial lançado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em memória das vítimas de um acidente ocorrido em 1969, em uma mina no estado da Virgínia Ocidental, nos Estados Unidos.
Em 28 de abril daquele ano, uma explosão matou 78 mineiros na pequena cidade de Farmington, originando um dos maiores e mais conhecidos acidentes trabalhistas da humanidade. Em Umuarama, a lei municipal 4.524/2022 incluiu a campanha Abril Verde no calendário oficial de eventos do município. A cidade tornou-se também a terceira do Paraná a criar um setor específico dentro da Vigilância em Saúde para promover ações e vistorias em estabelecimentos públicos e privados.
A Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) também realiza ações educativas, treinamentos e capacitações. Em 2022 a equipe recebeu 721 comunicações de acidentes de trabalho, envolvendo principalmente os setores de construção civil, indústria moveleira, acidentes de trajeto e em empresas de abate e processamento de carnes. As partes mais afetadas nos trabalhadores foram os membros superiores, especialmente as mãos.
“Infelizmente tivemos quatro mortes relacionadas a acidentes de trabalho no ano passado, envolvendo eletricista, motoristas e trabalhador rural. Por isso estamos intensificando as fiscalizações e campanhas orientativas”, informou a enfermeira Celma Azevedo Leite, coordenadora a Vigilância em Saúde do Trabalhador no município.
As equipes da Visat estão promovendo o Abril Verde junto à rede de atenção à saúde. “No próximo dia 15 também teremos ações de conscientização no semáforo da avenida Paraná com a Rolândia, das 9h30 às 11h30, em parceria da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (Cist), e no dia 27 um seminário promovido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) sobre doenças e agravos relacionadas ao trabalho, em conjunto com a Visat e a Cist”, apontou.
Durante a semana foram visitados alguns estabelecimentos da área de saúde, para divulgar a campanha e promover discussões sobre saúde, segurança no ambiente de trabalho e ações para reduzir os acidentes laborais. “O objetivo mais neste mês é a conscientização. Vamos até as empresas, realizamos vistorias e durante essas visitas fazemos as orientações. Toda a equipe da saúde está engajada na divulgação do Abril Verde”, completou Celma Azevedo Leite.
(Reportagem: Assessoria)