
Mais de 800 lâmpadas serão substituídas por luminárias LED em bairros de Umuarama
A Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos deu a ordem de serviço para mais uma etapa da […]


A Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos deu a ordem de serviço para mais uma etapa da modernização do sistema de iluminação pública de Umuarama. Serão atendidas diversas vias públicas nos bairros Parque Tarumã, Parque Danielle, Jardim Universitário, Jardim União e Jardim Bourbon, somando mais de 800 novas luminárias em LED, que são mais eficientes, econômicas e duráveis em comparação às lâmpadas convencionais.
O investimento nesta etapa será de R$ 1.847.695,30 e prevê extensão de rede elétrica e substituição de 811 luminárias por LED. Além de elaborar os projetos executivos a empresa, contratada mediante licitação, deverá obter a aprovação do setor de análises de projetos da Copel. O período de execução dos serviços é de 60 dias, entre 5 de abril e 5 de junho deste ano.
Por determinação do prefeito Hermes Pimentel, a administração vem investindo recursos expressivos na modernização da iluminação pública do município. “Desta vez vamos implantar extensões de rede elétrica nas ruas do Seminário (no Parque Tarumã) e São Vicente de Paula (Jardim Colorado), bem como a substituição de mais de 800 luminárias por LED, que além de proporcionar economia aos cofres públicos darão mais segurança e comodidade à população beneficiada nesta etapa”, disse o prefeito.
No ano passado, a Prefeitura investiu quase R$ 6,5 milhões na iluminação pública, beneficiando bairros de praticamente todas as regiões da cidade. Além de ruas e avenidas, houve a instalação de luminárias LED em logradouros públicos como o Lago Aratimbó, bastante frequentado pela população.
“Conforme a disponibilidade de recursos, estamos atendendo todas as regiões. A renovação da iluminação pública já passou de 50% da cidade. Além de economizar energia, a modernização aumenta a eficiência e reduz os custos com a manutenção. Os recursos economizados são revertidos em novos investimentos, para expandir ainda mais a iluminação com LED”, completou Pimentel, assegurando que a Prefeitura pretende manter os investimentos no setor.
(Assessoria PMU)