Pequenos produtores rurais de Umuarama recebem 450 toneladas de calcário
A Secretaria Municipal de Agricultura entregou mais um lote de calcário para pequenos produtores rurais nesta terça-feira (11). O município […]
A Secretaria Municipal de Agricultura entregou mais um lote de calcário para pequenos produtores rurais nesta terça-feira (11). O município adquiriu 450 toneladas de calcário com um investimento de aproximadamente R$ 300 mil, enquanto o governo do Estado – por meio da Seab – liberou mais 450 toneladas, permitindo ampliar o número de agricultores atendidos.
O insumo foi distribuído em um barracão no aterro sanitário municipal, com a presença do prefeito Hermes Pimentel, do chefe do núcleo regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), José Antônio Duarte, do gerente regional do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) em Umuarama, Rafael Meier de Mattos, e do secretário municipal de Agricultura, Murilo Teixeira.
“Teremos também material de compostagem, esterco animal, lodo fertilizante e outros insumos à disposição do produtor”, informou explicou o chefe de divisão da Secretaria de Agricultura, Kennedy Danilo Gueiros da Silva.
O prefeito agradeceu a adesão e assegurou o apoio do município aos produtores rurais dos mais variados segmentos. “Hoje entregamos calcário, mas estamos sempre buscando alternativas de incentivo para melhorar a produção rural, a renda das famílias e garantir a permanência do homem no campo. Umuarama nunca distribuiu tanto calcário como agora, para vocês que trabalham de verdade na lavoura. Agradecemos a parceria com o governador Ratinho, por meio da Seab”, afirmou Pimentel.
O chefe regional da Seab reforçou a importância da parceria que garantiu essa conquista, destacou o trabalho de assistência técnica dos agrônomos e o bom relacionamento entre o Estado e o município na área agropecuária.
“A administração municipal está fazendo um bom trabalho com os produtores, cuidando bem das estradas, pavimentando trechos, adquirindo insumos e implementos agrícolas e ajudando a reduzir os custos de produção. Isso é fundamental para o desenvolvimento do setor”, disse José Antônio.
Para o gerente do IDR-PR, é importante que o calcário seja aplicado de forma adequada para obter o máximo de resultados. “Por isso recomendo que os produtores façam análise do solo e distribuam a quantidade certa do insumo, no melhor período. O calcário serve para o primeiro estágio de preparação do solo e pode fazer grande diferença na produtividade, disse Rafael Meier.

O secretário Murilo Teixeira lembrou que até o momento já foram atendidos pouco mais de 500 produtores com a distribuição de calcário de forma gratuita. A meta é atingir 1 mil pequenos agricultores do município.
“Hoje estamos distribuindo 450 toneladas, conforme a atividade e a área a ser plantada, mas em breve teremos novas remessas. Além disso também distribuídos material de compostagem e cavacos, que também ajudam na preparação do solo. O prefeito Pimentel está atento às necessidades do agricultor e investindo o possível para aumentar a produção, o que é bom para quem produz e para o município como um todo”, completou.
(Assessoria PMU)





