
Polícia Civil esclarece que rumores de ataques em escolas de Umuarama são falsos
O órgão esclareceu que responsáveis por ameaças ou planejamento serão presos e irão responder criminalmente


Pais e responsáveis por alunos matriculados em escolas e colégios de Umuarama receberam, nos últimos dias através de aplicativos de mensagens e pelas também pelas redes sociais, diversos relatos de ataques em instituições na Capital da Amizade. A Polícia Civil esclareceu que está apurando todas as situações, porém até o momento todos os casos disseminados se provaram falsos.
Alguns responsáveis pelos alunos entraram em contato com OBemdito expondo relatos e prints de grupos de WhatsApp, exibindo o rumor de que um suposto grupo teria sido criado no aplicativo para organizar um ataque à dois colégios estaduais em Umuarama.
Em um dos prints, uma pessoa também disse que após receberem a notícia, várias mães registraram boletins de ocorrência na Delegacia de Umuarama. Uma delas inclusive fez uma publicação nas redes sociais dizendo que não levaria sua filha no colégio mencionado, por medo do suposto ataque.
Em uma nota enviada à imprensa na manhã desta quarta-feira (11), o Dr. Gabriel Menezes, delegado responsável pela 7ª Subdivisão Policial de Umuarama afirmou que até o momento os casos já esclarecidos são os próprios alunos criando perfis falsos nas redes sociais ou disseminando conteúdos falsos em WhatsApp com intuito de causar pânico.
O delegado espera que essa informação possa ajudar pais e responsáveis a ficarem mais tranquilos com a segurança dos alunos nas escolas.
Nota Oficial da Polícia Civil do Paraná
Em uma publicação feita no Instagram oficial da Polícia Civil do Paraná, o órgão afirmou que apesar do aumento de atentados em colégios no Brasil e Paraná, a maioria das ameaças são falsas e com intuito de criar o pânico gratuito na população.
A recomendação no momento é que informações dessa natureza não sejam compartilhadas e que ao invés disso, sejam transmitidas à polícia para que os autores sejam rastreados e punidos.
Leia abaixo o texto da nota na íntegra:
? ATENÇÃO, CONTEÚDO DE UTILIDADE PÚBLICA, LEIA E REPASSE AOS SEUS CONTATOS. ORIENTAÇÃO EM CASOS DE AMEAÇA DE MASSACRES EM ESCOLAS ⚠️
✅ VEJA as importantes orientações da POLÍCIA CIVIL DO PARANÁ, por meio do NÚCLEO DE COMBATE AOS CIBERCRIMES – NUCIBER, sobre as recentes ameaças de massacres escolares.
⚠️ CUIDADO ⚠️ com o EFEITO CONTÁGIO, pois ao compartilhar notícias de massacre ou de possível atentado, seja por texto, fotos, áudios ou qualquer material, isso pode encorajar algum infrator à concretizar o ataque. A história nos mostra que esse é um meio de aumento de casos.
‼️ Mas fique calmo(a), a maioria dos casos são FAKE NEWS criadas pelos próprios alunos ou ex-alunos, com a intenção de gerar insegurança, pânico, para ter visibilidade, fazer brincadeiras de mau gosto ou até mesmo impedir as aulas.
? Orientamos que os pais monitorem o que os seus filhos estão acessando e compartilhando na internet e com quem estão conversando (incluindo chats de jogos/videogame), bem como quais redes sociais eles usam e seus perfis utilizados. Também recomendamos criar o hábito de sempre verificar o que os seus filhos guardam em seus armários e gavetas, bem como, antes de saírem para a escola, o que estão carregando na mochila. ?️?? Por fim, conversem com seus filhos e expliquem o perigo de compartilhar informações sem ter certeza de sua veracidade, pois poderá ser responsabilizado por ato infracional caso anuncie de forma falsa que irá ocorrer algum massacre.?♂️?♀️
✅ Todas as denúncias – referentes ao Paraná – estão sendo investigados pela POLÍCIA CIVIL DO PARANÁ.? ? ?
? Adultos e adolescentes envolvidos em ameaças ou planejamento de ataques serão presos pela PCPR e irão responder criminalmente por seus atos. ?
? Se a ameaça de ataque ou massacre for publicada na internet e se tratar de escola, colégio, hospitais e faculdade situados em Curitiba, entre em contato com o NUCIBER.
? Se a instituição de ensino for na Região Metropolitana de Curitiba ou cidade do interior do Paraná, entre em contato com a delegacia local.
OU utilize o ☎️Disque-denúncia 181
LEMBRE-SE: tire print da mensagem com a ameaça de maneira que seja possível identificar o número de telefone ou o perfil da rede social do ameaçador, bem como demais dados que identifiquem o agressor e a rede social utilizada para veicular a ameaça. ?
❌ NÃO compartilhe Fake News!
? SIGA no INSTAGRAM o perfil da POLÍCIA CIVIL DO PARANÁ para maiores informações sobre a repressão às ameaças de ataques e outros crimes.
???? Por fim, lembre-se: a segurança pública é dever do Estado e responsabilidade de todos!