Redação Publisher do OBemdito

Violência contra à mulher em Umuarama também pode ser denunciada por WhatsApp 

O serviço telefônico que orienta e encaminha denúncias de violência contra as mulheres – o Ligue 180 – conta agora […]

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Violência contra à mulher em Umuarama também pode ser denunciada por WhatsApp 
Redação - OBemdito
Publicado em 12 de abril de 2023 às 17h44 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 10h54

O serviço telefônico que orienta e encaminha denúncias de violência contra as mulheres – o Ligue 180 – conta agora com um canal via WhatsApp, uma das ferramentas gratuitas mais usadas entre as redes sociais.  

O atendimento é feito por um atendente virtual. A pessoa que utiliza o serviço recebe várias opções de ajuda, inicialmente, mas a qualquer momento uma atendente humana pode ser acionada na central. Desde março a equipe é composta somente por mulheres.  

 A secretária municipal de Assistência Social, Adnetra Vieira dos Prazeres Santana, lembra que o atendimento sobre violência contra mulheres antes era feito pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, por meio do Disque 100.  

“Agora, com a separação dos serviços, o novo Ministério das Mulheres poderá coletar dados acerca de violência contra a mulher por meio do WhatsApp, a serem usados na formulação de políticas públicas”, explicou.  

 O Ligue 180 funciona 24 horas/dia por telefone e WhatsApp, todos os dias da semana, de qualquer lugar do país. “Para adicionar o Ligue 180 no WhatsApp basta enviar uma mensagem para o número (61) 9610-0180 ou por link (www.gov.br).  

É importante ter o contato sempre à mão para agilizar o acesso, em caso de necessidade. A violência contra a mulher é uma triste realidade no país, que precisa ser combatida de forma efetiva tanto pelas vítimas quanto por pessoas que testemunhem ou tenham conhecimento de casos de agressão”, orientou a secretária Adnetra. 

(Reportagem: Assessoria)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas