
Dia D: Multivacinação neste sábado imunizou mais de 2.750 umuaramenses
Mais de 2.750 doses de imunizantes dos mais variados tipos foram aplicadas durante o Dia D de multivacinação realizado em […]


Mais de 2.750 doses de imunizantes dos mais variados tipos foram aplicadas durante o Dia D de multivacinação realizado em Umuarama, no último sábado, 15. O resultado agradou os técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, principalmente com relação à Influenza, que foi a vacina mais procurada.
O prefeito Hermes Pimentel e o secretário da Saúde, Herison Cleik da Silva Lima, abriram oficialmente a campanha na Unidade Básica do Saúde (UBS) do Conjunto Ouro Branco, no início da manhã.
O público teve boa presença nas unidades de saúde, que funcionaram das 8h às 17h na sede e nos distritos com sala de vacina. Na parte da manhã foram aplicadas 1.467 doses e à tarde mais 1.289, totalizando 2.756 doses durante todo o Dia D. O maior volume foi do imunizante contra Influenza (1.728 pessoas vacinadas), seguido pelas vacinas contra Covid-19 (foram 663 doses).
As demais vacinas que tiveram procura significativa foram hepatite (A e B), pentavalente, VIP, pneumo, rotavírus, meningo C e ACWY, febre amarela, DTP, varicela, HPV, dT, tríplice viral, VOP, dTpa e antirrábica. “A vacina é a primeira barreira que temos contra uma série de doenças. É um ato de amor pelas crianças e por nós mesmos. Quem mantém a carteirinha de vacinação em dia está se precavendo de uma série de doenças e ajudando a deixar a nossa população mais saudável”, afirmou o prefeito Hermes Pimentel.
A campanha ofertou imunizantes contra a covid-19 infantil e bivalente, além do tipo normal, bem como todas as doses que fazem parte das vacinas de rotina. “O Dia D é sempre muito importante. Dispusemos as vacinas em todas as unidades de saúde da cidade e distritos para facilitar o acesso e assegurar o maior número possível de imunizações”, disse o secretário da Saúde, Herison Lima.
Cada unidade se preparou à sua maneira para receber a população, com decoração, cafezinho e atenção especial principalmente para as crianças. “Nossa avaliação é bem positiva, mas que ainda não recebeu a vacina deve procurar as unidades ao longo da semana. A imunização é importante para garantir proteção contra doenças perigosas, que podem até levar à morte”, completou.
“Pedimos à população que se atente para completar o ciclo vacinal, pois só assim conseguiremos vencer a covid-19 e minimizar as complicações da gripe sazonal, sem falar nas demais vacinas de rotina, que também são muito importantes”, acrescentou Jaqueline de Bortoli Shirabayashi, coordenadora de Atenção Primária em Saúde.
(Assessoria PMU)