
Contra a violência: Escola Municipal de Alto Piquiri realiza projeto ‘Paz na Escola e Família’
Professores da Escola Municipal Governador Parigot de Souza, de Alto Piquiri, aproveitaram essa semana, em que houveram alardes de violência nas escolas, […]

Professores da Escola Municipal Governador Parigot de Souza, de Alto Piquiri, aproveitaram essa semana, em que houveram alardes de violência nas escolas, para promover o projeto ‘Paz na Escola e Família’, que já vem sendo realizado há muitos anos pela escola.
Coordenado pela pedagoga Adriana Pinheiro e pela diretora, Janaína Rodrigues, o projeto contou com a participação de todos os professores e dos 324 alunos da educação infantil, de 4 e 5 anos, e do 1º ao 5º ano. Além de atividades em sala de aula e da produção de cartazes com o tema, também foram feitas apresentações artísticas, atividades em grupos e rodas de conversa.
“A diretora estava recebendo muitos áudios dos pais preocupados e as crianças perguntavam se era seguro ir para a escola. Por isso, a diretora teve a ideia, junto com toda equipe pedagógica, de fazer o projeto nesta semana”, contou a professora de artes, Eduarda Guillen, que participou da ação junto com as demais docentes da escola.

Conforme ela, nesta quinta-feira (20), após a realização da atividade, a mudança no comportamento das crianças era perceptível. “Até mesmo no dia da realização do projeto [quarta-feira (19)] pudemos ver no rosto das crianças, a felicidade delas, em poder tirar as dúvidas sobre o assunto”, destacou a professora.
O dia 19 de Abril, antecede o dia da tragédia em Columbine, em 1999, nos Estados Unidos, quando 12 alunos foram mortos, e outros 21 ficaram feridos, em uma ataque a uma escola.

Nesta semana, diversas ações envolvendo as escolas, os governos e as forças de segurança foram realizadas para tratar do tema, que tem sido uma constante em todo o país, depois de dois ataques ocorridos em escolas brasileiras e que tiraram a vida de crianças e de uma professora.