Redação Publisher do OBemdito

Norospar pede apoio da comunidade na prevenção de doenças respiratórias em crianças

A Equipe de Pediatria e Neonatologia do Hospital Norospar pede o apoio dos meios de comunicação, da comunidade e especialmente […]

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Norospar pede apoio da comunidade na prevenção de doenças respiratórias em crianças
Redação - OBemdito
Publicado em 21 de abril de 2023 às 10h44 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 10h18

A Equipe de Pediatria e Neonatologia do Hospital Norospar pede o apoio dos meios de comunicação, da comunidade e especialmente aos pais e responsáveis por crianças para o enfrentamento do surto de vírus respiratórios que acomete não só Umuarama e região, mas grande parte do Sul e do Sudeste do Brasil. a divulgação das medidas de prevenção é fundamental.

As medidas de prevenção são simples e acessíveis a todos e são muito importantes para evitar uma pressão ainda maior do sistema de atendimento pediátrico em Umuarama e região.

Vacinação

A vacinação é a medida mais eficaz quando se fala em prevenção de doenças, especialmente as respiratórias. O Sistema Único de Saúde – SUS oferece gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde um calendário vacinal completo e seguro, para a prevenção de diversos tipos de doenças respiratórias. A vacinação é um direito das crianças e um dever dos pais.

Higiene das mãos

Incentive as crianças a lavarem as mãos. Lavar as mãos com água e sabão em abundância sempre que chegar em casa, antes de consumir alimentos e depois de ir ao banheiro e utilizar álcool gel 70% depois de tocar em superfícies de uso público, ajuda na prevenção de muitas doenças transmitidas por vírus e bactérias, inclusive as doenças respiratórias.

Orientação médica

Os pais e responsáveis devem procurar orientação médica caso a criança apresente febre baixa ou moderada (abaixo de 37,8 Cº), persistente por até 24 horas, coriza e tosse.

Urgência e emergência

Os pais e responsáveis devem procurar o serviço de urgência e emergência mais próximo imediatamente, caso a criança apresente sintomas como:

  • febre acima de 37,8, persistente por mais de 24 horas,
  • tosse forte,
  • vômitos,
  • chiado no peito;
  • falta de ar;
  • lábios e pontas dos dedos arrocheados.

Em caso de parada respiratória ligue para o SAMU – 192.

(ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – NOROSPAR)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas