
Alunos soldados do 7º Batalhão recebem fardas durante solenidade no Dia de Tiradentes
A entrega simbólica aconteceu manhã desta sexta-feira (21), dia do patrono da corporação


Na manhã desta sexta-feira (21) o Comando, Oficiais e Praças do 7º Batalhão de Polícia Militar, estiveram reunidos em Cruzeiro do Oeste na realização da Solenidade comemorativa ao “Dia de Tiradentes” – Patrono das Policias Militares do Brasil.
Na solenidade, que aconteceu às 9h da manhã, foi entoado o canto do Hino Nacional, e na sequência realizada de forma simbólica a “Entrega da Farda” aos Alunos Soldados do Curso de Formação de Praças 2022/2023, marcando a importância desta nobre e valorosa profissão, demonstrando espírito de corpo, a coesão e a abnegação de quem a utiliza.
Os novos Policiais Militares que em breve comporão o efetivo regular da Polícia Militar do Paraná, firmam assim, o dever de zelar pelo cumprimento da lei e de bem servir a comunidade.
Para o encerramento foi realizada a leitura da mensagem do Exmo. Sr. Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Sergio Almir Teixeira aos milicianos e logo após a tropa realizou o desfile encerrando a solenidade que contou com a presença de familiares dos militares.
Mártir, patrono e herói nacional
Joaquim José da Silva Xavier, o “Tiradentes”, nasceu no dia 12 de novembro de 1746, na “fazenda do pombal”, Minas Gerais. Foi dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar no posto de alferes (primeira patente de um oficial – tenente) e ativista político que atuou no Brasil colonial, mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Foi executado no dia 21 de abril de 1792. É reconhecido como mártir da inconfidência mineira e considerado o Patrono Cívico do Brasil e herói nacional. Seu nome consta no livro de aço do panteão da pátria e da liberdade.








(Texto e fotos assessoria de comunicação 7º BPM)