Redação Publisher do OBemdito

Turma do Kavuco completa 40 anos de amizade e muita festança

Criada em 1983 por um grupo de amigos de Umuarama e região que promoviam as famosas “Brincadeiras Dançantes” – eventos […]

Em pé da esquerda para direita: Marcos Catarin, Zé Greco, Renato, Álvaro, Francisco, Zezinho, Célio, Zé Linguiça e Nelson . Sentadas da esquerda pra direita , Cidinha, Mirian, Sueli, Tê, Hilda, Margarete, Roberta, Tia Ernesta, Marinês, Hilza, Eloisa e Nice.
Turma do Kavuco completa 40 anos de amizade e muita festança
Redação - OBemdito
Publicado em 25 de abril de 2023 às 07h43 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 10h07

Criada em 1983 por um grupo de amigos de Umuarama e região que promoviam as famosas “Brincadeiras Dançantes” – eventos informais que agitavam a juventude da época e eram realizadas nas residências dos organizadores – a Turma do Kavuco completou 40 anos neste domingo (23), com um reencontro inesquecível.

O nome da turma é em referência a uma bebida muito popular na época, à base de água ardente ou vodka, gelo e açúcar, preparada dentro de um abacaxi. Para consumir, utiliza-se um canudo grosso ou bomba de tomar erva mate, com a qual se vai retirando (kavucando) a polpa do abacaxi.

Liderada pelo empresário Francisco Edson Lopes – o Chico Kavuco – a Turma do Kavuco é uma verdadeira confraria, com sede, estatuto e carteirinha de membro oficial. “Todos éramos muito jovens e naquela época havia poucas opções de diversão na cidade. O jeito era nos reunirmos uns nas casas dos outros, promovendo nossas próprias festas e eventos. A bebida oficial era o Kavuco, é claro, porque é gostoso e também muito barato”, conta Chico.

Segundo ele, as Brincadeiras Dançantes aconteciam aos domingos à tarde, na maioria das vezes na sua própria casa. “Os pais e irmãos das moças solteiras eram muito rígidos. As Brincadeiras Dançantes eram festas familiares, realizadas em casa e a oportunidade perfeita para paquerar o broto”, relembrou.
Muitos casais se conheceram e se uniram a partir da Turma do Kavuco e hoje formam uma grande família. “O que o Kavuco uniu ninguém separa”, disse José, conhecido como Zezinho, que conheceu a esposa Roberta em uma das Brincadeiras Dançantes do Kavuco.

“É um grande orgulho, depois de tantos anos, conseguirmos manter um grupo tão grande e tão unido de amigos. Muitos vêm de longe para os nossos encontros e como é bom matar a saudade dos velhos tempos”, disse Chico Kavuco, que agradece a todos que participaram, especialmente os que vieram de outras cidades e estados.

Chico Kavuco e a namorada Margarete. Eles se conheceram nas Brincadeiras do Kavuco e namoraram por um tempo. Ela se mudou pra Florianópolis e eles se reencontraram ano passado no tradicional reencontro da turma e começaram a namorar.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas