
Umuarama: vacina bivalente contra covid está liberada para pessoas a partir dos 18 anos
Atendendo orientação da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), o município de Umuarama passa a oferecer a vacina bivalente contra […]


Atendendo orientação da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), o município de Umuarama passa a oferecer a vacina bivalente contra covid-19 para todas as pessoas acima de 18 anos a partir desta quarta-feira (26). O imunizante estará disponível nas salas de vacina de todas as unidades básicas de saúde (UBS) – com exceção, apenas, do Centro de Saúde Escola (CSE).
A orientação segue nova normativa do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde e se aplica a todas as pessoas acima de 18 anos que tenham recebido pelo menos duas doses do esquema primário. A decisão considera o grande estoque da vacina bivalente e a necessidade de atualização de resposta imunológica da população às novas variantes da doença.
“Aguardávamos essa orientação visto que a adesão à bivalente está abaixo do esperado em todo o país e temos muitas doses disponíveis. Não queremos vacinas estocadas, queremos vacina no braço. O Paraná continuará atuando em parceria com os municípios para vacinar o maior número de pessoas possível”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
Com isso, as UBS de Umuarama passam a oferecer agora a bivalente para maiores de 18 anos. O Posto de Saúde Central será o único local com a vacina monovalente e o Centro de Saúde Escola continuará como unidade de referência para as vacinas infantis. A Secretaria Municipal de Saúde divulga diariamente nas redes sociais do município o cronograma completo da vacinação.
Desde o início do ano o município recebeu aproximadamente 14,5 mil doses do imunizante bivalente e 11.718 doses foram encaminhadas para as unidades. Até esta segunda-feira (24), 4.928 doses foram aplicadas e outras 2.778 permaneciam nos estoques do setor responsável.
A vacina bivalente também está disponível para imunocomprometidos e pessoas com comorbidades acima de 12 anos com duas doses de vacina monovalente (até 21/02 ou datas anteriores). A vacinação pode ser feita nas unidades de saúde das 7h30 às 11h e das 13h30 às 16h.
(Reportagem: Assessoria)