
Bombeiros socorrem bebê de 37 dias que estava sem conseguir respirar, em Umuarama
A equipe do Corpo de Bombeiros de Umuarama foi acionada na tarde desta quarta-feira (26) para socorrer uma criança que […]

A equipe do Corpo de Bombeiros de Umuarama foi acionada na tarde desta quarta-feira (26) para socorrer uma criança que não estava conseguindo respirar. Trata-se de uma menina com 37 dias de vida.
A situação aconteceu por volta das 15h20 em uma residência na Rua Casemiro de Abreu, bairro Sonho Meu. Inicialmente os bombeiros foram informados que se tratava de um caso de obstrução de vias aéreas de um bebê, o que poderia ter sido causado por um engasgo, por exemplo.
Durante o deslocamento os bombeiros fizeram as orientações pode telefone “Manobra de Heimlich) e a equipe foi avisada que a criança já estava respirando. No entanto, os socorristas foram até o endereço, analisaram os sinais vitais da bebê e a encaminharam até o Pronto Atendimento Municipal. A criança estava aparentemente estável quando deu entrada na unidade de saúde.
A mãe disse aos bombeiros que a filha está tendo crises semelhantes a uma apneia (apara de respirar durante o sono) após episódios de tosse. A mulher informou que a menina já está sendo medicada. O fato de ela ficar sem respirar gera medo na família. E a mãe chegou a pensar que a bebê realmente teria engasgado com leite.
A orientação, seja em caso de obstrução de vias aéreas por engasgo ou em outras situações, é para que os pais ou responsáveis mantenham contato com o Corpo de Bombeiros (telefone 193) ou com o Samu (192). Os socorristas irão repassar as orientações via telefone para que as pessoas próximas iniciem a manobra de desengasgo e depois a equipe levará a criança (ou adulto) até a unidade de saúde.