
Moradores do Jardim Ipê expõem fossas do bairro: ‘Transbordam e a sujeira entra nas casas’
Moradores do Jardim Ipê de Umuarama entraram em contato com a redação do OBemdito para relatar uma situação que tem […]


Moradores do Jardim Ipê de Umuarama entraram em contato com a redação do OBemdito para relatar uma situação que tem se tornado uma tremenda dor de cabeça no bairro: As fossas das casas que, após chuvas, transbordam e trazem a sujeira para dentro das casas.
De acordo com os moradores, a situação é antiga no bairro. Qualquer chuva que se prolongue por pouco mais que alguns minutos já é motivo para erguer os móveis da casa se preparar para o pior. Um dos agravantes é que os líquidos da fossa também podem trazer doenças para adultos e até crianças.
Ao OBemdito, um morador do bairro disse que já foi protocolado reclamações e pedidos tanto para a Prefeitura Municipal quanto para a Sanepar, além de reuniões com o corpo administrativo da prefeitura, porém até o momento a situação continua sem resolução.
Nossa equipe também entrou em contato com o setor de assessoria de comunicação da Prefeitura de Umuarama, que disse que o setor de Obras do município já está com um projeto para solucionar o problema.
De acordo com Gleison Alves, secretário de Obras, o projeto está sendo feito em conjunto com a Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná), para construção de uma elevatória que irá beneficiar os bairros. O loteador irá entrar com a parte da execução do projeto – a parte civil -, ao passo que a Sanepar irá fornecer a infraestrutura e o município entrará com o terreno da obra, que será nos fundos do Itália II.
Com a elevação, será feita uma tubulação da rede de esgoto, tentando atender a população que sofre com as chuvas. “No caso ali vai estar pegando o Ipê, aquela região atrás do Ipê, Montreal, e vai estar destinando nesta elevatória”, afirmou Gleison.
O secretário também explicou qual pode ser a “raiz” do problema. Segundo ele, a região afetada possui um lençol freático que é bem úmido, com no máximo 2 metros para alcançar a água, então a fossa enche sempre muito rápido.
Para tentar atender a demanda da população, o município tem deslocado um caminhão para limpeza da fossa em sempre que é solicitado via 156. “Inclusive essa região do Ipê, Belo Monte, Acácia – esse pessoal que está sofrendo por causa do esgoto – o caminhão tem dado prioridade para esgotar essas fossas”, acrescentou.
O secretário também acredita que o novo projeto solucione o problema até o próximo ano letivo.
Confira abaixo as fotos feitas por moradores que ilustram a situação:




