
Caravanas do Noroeste participam do 4º Festival Nacional da Juventude Rural em Brasília
A produtora rural de Xambrê Jael Stella Viana e seu filho, Leonardo Viana Francisco, de 15 anos, participaram do 4º Festival […]


A produtora rural de Xambrê Jael Stella Viana e seu filho, Leonardo Viana Francisco, de 15 anos, participaram do 4º Festival Nacional da Juventude Rural realizado nesta semana em Brasília. O encontro, que teve como objetivo ampliar a participação dos jovens na agricultura familiar, reuniu mais de 5 mil jovens de todo o país.
Durante o evento também foram discutidos temas como a necessidade de reforçar a defesa pela preservação e recuperação do meio ambiente e incentivar a agroecologia, a geração de trabalho e renda, além reconstrução das políticas públicas para o fortalecimento da agricultura familiar e sucessão rural.
“Foi uma experiência muito boa. Aprendi muitas coisas sobre a agricultura familiar. Foi uma aprendizagem que irei usar no meu dia-dia”, afirmou Leonardo Viana Francisco.
Ao todo 16 delegações do Paraná estiveram no encontro. Da região Noroeste, além de Xambrê, também participaram representantes de Altônia, Iporã e Cafezal do Sul. “Os jovens puderam ampliar seus conhecimentos sobre a agricultura familiar. Foi muito positivo”, afirmou Jael Stella Viana.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE) de 2020, aponta que o Brasil tem hoje 6,7 milhões de jovens entre 16 e 32 anos na agricultura familiar. Segundo a Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), um dos grandes desafios atuais é a sucessão familiar nas propriedades.
“É urgente trazer para o centro do debate a importância dos jovens rurais para a segurança e soberania alimentar e nutricional de nosso País. E esse também foi um dos objetivos do 4º Festival Nacional da Juventude Rural”, destacou a secretária de Jovens da Contag, Mônica Bufon.
