
Arcturus: Brasil confirma paciente com nova variante do Covid que surgiu na Índia
Foi confirmado, nesta segunda-feira (1º), pela prefeitura de São Paulo, o diagnóstico positivo de um paciente na capital paulista com […]


Foi confirmado, nesta segunda-feira (1º), pela prefeitura de São Paulo, o diagnóstico positivo de um paciente na capital paulista com a nova variante do coronavírus. A cepa XBB.1.16 – também conhecida como Arcturus – foi registrada em um homem de 75 anos, acamado e com comorbidades.
A análise laboratorial aconteceu na última sexta-feira (28). De acordo com as informações, o paciente teria registrado sintomas gripais e febre no dia 7 de abril e foi atendido em um hospital privado, recebendo alta na quinta-feira (27). Ele estava com o esquema vacinal completo e havia sido imunizado com a dose bivalente – o que possivelmente contribuiu para que seu caso não se agravasse.
Além dos sintomas comuns, a variante também apresenta outros mais característicos, como irritação e coceira nos olhos. Há também febre e tosse seca.
A nova cepa havia sido descoberta em janeiro na Índia, e desde então estava sendo monitorada e classificada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como altamente transmissível.
Apesar da confirmação em São Paulo, a Prefeitura afirmou que a variante não é classificada como um risco para os moradores de São Paulo, desde que a atualização vacinal da população permaneça em dia. “A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância de completar o esquema vacinal contra a Covid-19, inclusive com a Pfizer bivalente, para se proteger contra formas graves da doença”, afirmaram, em nota.
(Com informações Band/UOL)