
População de Umuarama ainda está indecisa em relação ao presente do Dia das Mães
OBemdito foi às ruas de Umuarama para conversar com a população a respeito do presente do Dia das Mães, que […]


OBemdito foi às ruas de Umuarama para conversar com a população a respeito do presente do Dia das Mães, que neste ano será comemorado no dia 14 de maio, um domingo.
A data é considerada uma das mais relevantes para os comerciantes e as empresas costumam investir em promoções atrativas, produtos diferenciados (como kits) e na decoração dos estabelecimentos.
Fernanda Helen Dias Ortiz, 18 anos, trabalha como atendente de farmácia. Ela é uma das pessoas que ainda não decidiu o que comprará para a mãe ou a programação do dia. “Eu quero dar um presente para ela, mas não parei para pensar muito. Geralmente a gente faz um café da manhã para levar para ela, faz um almoço ou sai a tarde”, comentou.
Quem também não definiu o que fará na data especial é o jovem Mateus de Souza Luziano, 19 anos, office boy. “Ainda não sei o que dar de presente, mas estou pensando. Não estou morando com minha mãe, ela mora um pouco longe, pra frente de Perobal na fazenda. Não sei se vou conseguir ir pra lá ou se ela vem pra cá. Vou ver se consigo ir para lá para dar um oi, levar um presente”, disse a OBemdito.
A Social Media Elaine Almeida, de 29 anos, explicou que costuma presentear a mãe em datas aleatórias. “Eu sempre presenteio minha mãe o ano inteiro, mas sim, pretendo fazer uma homenagem para ela. Um almoço em família sempre é bom também. Acho que é uma data importante, pois a mãe é a pessoa mais importante na vida de uma pessoa”.

Entre os entrevistados, apenas Diego Gonçalves dos Santos, 29 anos, já tinha decidido os presentes da mãe. Ele trabalha como representante comercial e dará um perfume e chocolate. “Vou dar um perfume do OBoticário que ela gosta e uma caixinha de chocolate da Ferrero Rocher. Eu procuro levar ela jantar mais no aniversário, porém, no Dia das Mães costumo dar uma lembrança”, afirmou.
SONDAGEM DA FECOMÉRCIO
Uma sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) em parceria com o Sebrae/PR mostra que 63,7% dos paranaenses pretendem dar presentes neste Dia das Mães, o que representa uma queda de 20,7% em relação a 2022, quando 80,3% dos filhos planejavam comprar algo para marcar essa data tão especial. Esse é o menor índice desde 2015.

Neste ano, 30,5% dos consumidores apostarão em roupas, bolsas ou calçados para agradar as mães. Os perfumes e cosméticos serão a opção para 19,7% dos entrevistados. Os mais práticos ou que preferem não arriscar, somam 15,2% e presentearão sua mãe em dinheiro para que ela mesma compre o que quiser.
Enquanto a disposição de presentear diminuiu, por outro lado o valor do presente aumentou em relação ao ano passado. Neste ano o tíquete médio será de R$ 143,23, aumento de 6,7% em relação a 2022, quando o valor médio do presente era de R$ 134,25.
“A pesquisa do Dia das Mães, a principal data do varejo do 1º semestre, indica um refluxo na percentagem de filhos que pretendem presentear este ano no Paraná, ao tempo que constatou um aumento no tíquete médio. Cresce a tendência de dar em dinheiro, mas os presentes tradicionais para esta celebração continuam liderando a preferência dos consumidores: roupas, bolsas, calçados, perfumes e cosméticos”, disse coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt.

Ele acrescenta: “Projeta-se ligeira queda das compras pela internet com relação ao ano passado, sendo que o comércio de rua continua sendo a opção mais recorrente de local para a aquisição dos produtos. Os pagamentos à vista permanecem com a opção preferencial para efetuar a compra, com o crescimento significativo da utilização do Pix, que já se consolidou como o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros”.
FORMAS DE PAGAMENTO
Sobre as formas de pagamento, 30,2% afirmam que irão liquidar as compras à vista, no cartão de débito, enquanto 22,8% irão adotar a modalidade Pix e 21,7% à vista em dinheiro.

A semana que antecede o Dia das Mães deve ser a mais movimentada no comércio, já que 65,5% dos entrevistados afirmam que preferem comprar o presente com uma semana de antecedência, seguidos de 17% que comprarão no mesmo dia. A maior parte das compras deve ser realizadas em shoppings (24,7%). As lojas de bairro receberão 17% das compras, enquanto 16,6% serão feitas pela internet.
(Reportagem: OBemdito e Fecomércio)