Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

No Dia Internacional do Bombeiro, tenente Imoto fala sobre desafios e recompensas da profissão  

Muitas vezes estes profissionais acabam colocando suas próprias vidas em perigo para salvar outras pessoas

No Dia Internacional do Bombeiro, tenente Imoto fala sobre desafios e recompensas da profissão  
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 4 de maio de 2023 às 18h36 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 09h33

Nesta quinta-feira (4) comemora-se o Dia Internacional do Bombeiro, uma das profissões mais bem avaliadas pela população mundial. Além de atuar em situações de risco, muitas vezes estes profissionais acabam colocando suas próprias vidas em perigo para salvar outras pessoas.

Mas como estes profissionais encaram essa rotina? Como é o dia-a-dia da profissão? E quais são as maiores recompensas do trabalho? Para responder estas e outras perguntas, OBemdito conversou com a tenente Marinez Imoto, de 26 anos, que atua no administrativo do 6º SGBI (Subgrupamento de Bombeiros Independente) de Umuarama.  

Formada na Academia Policial do Guatupê, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, em 2021, a curitibana, que também é responsável pela comunicação da corporação, atua na profissão desde 2018, quando ainda estava em formação.  

Conforme ela, uma das coisas que a levaram a escolher a profissão, foi ter feito o ensino médio em um colégio militar. “O primeiro contato que tive foi com a Polícia Militar, mas depois, fui conhecer um pouco mais e me identifiquei com a profissão de bombeiro, pelas atividades exercidas”, conta. 

Imoto explica que o dia-a-dia na corporação é sempre muito intenso, e cercado por muita adrenalina, principalmente, no momento em que toca a sirene alertando para uma ocorrência.

“Com o tempo a gente acaba acostumando com essa adrenalina no momento em que acontece o acionamento para sair as viaturas, porque não sabemos qual vai ser o cenário que a gente vai encontrar ali, como que vai ser a situação que estão as vítimas ou os animais, que a gente também atende. Então acaba rolando um pouco de tensão sobre o que a gente vai encontrar e como vamos trabalhar para solucionar aquela ocorrência”, detalha. 

Foto: Danilo Martins/Arquivo OBemdito

Desafios 

Conforme ela, a profissão é marcada por muitos desafios, tanto na parte administrativa quanto na operacional. “A gente tenta manter sempre o quartel em ordem, deixar sempre bem alinhado para as que as coisas corram da melhor forma possível, então, é um desafio diário, no sentido de que tem que ter uma disciplina, tem que ter uma organização para que isso funcione certinho. Já na parte operacional, você encontrar com situações sempre novas, com ocorrências sempre diferentes, vítimas com perfis diferentes, então, é um desafio diário em qualquer aspecto”, detalha. 

Recompensas

Apesar dos desafios diários, existem também muitas recompensas, principalmente, quando o trabalho é reconhecido e bem avaliado pela população. Pesquisas no Brasil e em todo o mundo, colocam a profissão de bombeiro como um das mais confiáveis entre dezenas de profissões.  
 
“É uma satisfação ter esse retorno da população porque o esforço que nós empenhamos aqui, é para que sempre a gente de uma resposta, esse é nosso objetivo principal, que a gente sempre consiga dar uma resposta e, se a população está tendo uma resposta positiva, é porque a agente está conseguindo cumprir com a nossa missão”, pontua. 

Foto: Danilo Martins/Arquivo OBemdito

Conselho

Para quem sonha em ser bombeiro ou ingressar na formação, Imoto deixa um lembrete importante. De acordo com ela, disciplina, persistência e entrega são ferramentas fundamentais para quem aspira entrar para o grupo. 

“Se você tem um objetivo coloque aquilo como meta e não pare até você alcançar. Eu acredito que o sucesso vêm desta forma, com persistência para que você consiga alcançar aquilo, nem que seja um pouquinho por dia. Senta, estuda, treina, cuida da sua saúde física e mental, uma hora, nem que demore um pouquinho, o momento certo chega, o importante é ter disciplina e não desistir”, finaliza. 

OBemdito aproveita essa reportagem para parabenizar todos os profissionais dos Bombeiros de Umuarama, que atuam com muito profissionalismo e amor, salvando vidas e contribuindo com a segurança e o ordenamento social. 

Foto: Danilo Martins/Arquivo OBemdito
Foto: Danilo Martins/Arquivo OBemdito

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas