Redação Publisher do OBemdito

Cinco filhotes são abandonados em frente à Saau e por pouco não são mortos por outros animais

Os animais foram deixados no local por um casal de Biz que tentou, sem sucesso, cobrir a placa do veículo

Foto: Saau
Cinco filhotes são abandonados em frente à Saau e por pouco não são mortos por outros animais
Redação - OBemdito
Publicado em 6 de maio de 2023 às 10h54 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 09h27

Cinco cachorrinhos filhotes foram resgatados por funcionários da Saau (Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama) no início da noite desta sexta-feira (5), após serem abandonados por um casal de Biz nas portas da instituição. De acordo com as informações, por pouco os animais não foram atacados e mortos por outros cachorros que estavam no local.

OBemdito foi procurado por Ana Polaquini, presidente da Saau, que explicou que os animais foram abandonados por volta das 19h30. Os animais estavam dentro de uma pequena caixa e aparentavam estar bem cuidados – o que indica que possivelmente eles acabaram de ser separados de sua mãe.

Por sorte, um funcionário que estava no local viu o ato e correu para o resgate dos cachorrinhos antes que eles fossem atacados por outros cachorros que estavam na área.

Ao entrarem nas dependências do aterro, o condutor se deu ao trabalho de cobrir a placa da Biz – possivelmente para não ser identificado ao praticar o crime – porém na saída a placa do veículo foi capturada por câmeras de segurança e irá auxiliar na identificação dos responsáveis.

Ana explicou que ficou extremamente indignada com a situação, e garantiu que um Boletim de Ocorrência já foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Umuarama. “Nem adianta dizer que ele fez isso porque não tinha ninguém para atender. Tinha o pessoal da limpeza, tinha veterinário trabalhando, tinha pessoas esperando”, disse. “Mas ali está virando um ‘depósito de bicho'”, lamentou.

Crime

A legislação brasileira caracteriza como crime de maus-tratos as seguintes condutas: abandonar, ferir, mutilar, faltar com higiene, não disponibilizar abrigo do sol ou chuva, não alimentar e dar água, além de negar assistência veterinária a animais domésticos.

Conforme previsto no artigo 32 da Lei 9.605/98, a pena para quem comete o crime de maus-tratos é de três meses a um ano de detenção. No caso de violência contra cães e gatos, recentemente a pena foi aumentada de 2 a 5 anos de prisão.

A pena ainda é aumentada de um sexto a um terço se o animal morrer em decorrência do crime.

Sobre a Saau

A Saau é uma entidade responsável por cuidar e dar abrigo aos animais em situações de abandono em Umuarama. Sobre a presidência de Ana Maria Polaquini, atualmente a organização cuida de 1300 animais que necessitam urgentemente de doações de ração e medicamentos – em especial remédios para vermes.

Diante da alta demanda para alimentação dos cães e gatos, a Saau também aderiu a ideia do Pix Solidário, onde as pessoas podem contribuir com “qualquer moedinha” que esteja esquecida no fundo da carteira virtual. “Toda doação para nós é muito valiosa”, disseram.

Os valores podem ser doados através do Pix (chave: saau.umuarama@gmail.com).

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas