Redação Publisher do OBemdito

Audiência pública discute revisão do plano de manejo da APA do Piava, em Umuarama

O debate irá acontecer na quadra da Capela Nossa Senhora de Fátima, no Parque Jabuticabeiras

Foto: Assessoria
Audiência pública discute revisão do plano de manejo da APA do Piava, em Umuarama
Redação - OBemdito
Publicado em 9 de maio de 2023 às 07h43 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 09h17

Conselho Municipal do Meio Ambiente realiza nesta terça-feira (9), às 19h30, a segunda audiência pública da revisão do plano de manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) do rio Piava, manancial de abastecimento de água potável da cidade, com o tema ‘Visão das comunidades sobre a unidade de conservação’. 

É de fundamental importância a presença dos moradores e proprietários rurais estabelecidos na APA nesta audiência, que será realizada em horário noturno e em espaço público próximo da região (a quadra da Capela Nossa Senhora de Fátima, no Parque Jabuticabeiras), justamente para facilitar a participação da comunidade. 

O objetivo da audiência, de acordo com a presidente do conselho e secretária municipal do Meio Ambiente, Fernanda Periard Mantovani, “é apurar a visão da comunidade sobre a área de APA, saber o que pensam os moradores, o que eles entendem que precisa ser mudado e o que esperam da administração pública”, disse. 

A prefeitura realizou a primeira audiência em 27 de março, no anfiteatro do Paço Municipal, para apresentar as propostas da revisão do plano de manejo da APA. As audiências reúnem membros do Conselho do Meio Ambiente, moradores e representantes da Sanepar, do Ministério Público que atua nas questões ambientais, da Procuradoria-Geral da Prefeitura e da sociedade civil organizada. 

O prefeito Hermes Pimentel destaca a importância da conservação do manancial e áreas próximas para garantir o abastecimento da população. Segundo ele, é importante pensar no futuro e cuidar bem da APA, por isso a Prefeitura e as lideranças do setor estão trabalhando na elaboração do novo plano de manejo. “Vamos aproveitar a audiência para ouvir os moradores, esclarecer dúvidas e dar continuidade ao processo”, convidou. 

(Reportagem: Assessoria)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas