
Defesa Civil solicita veículo com tração 4×4 para atender emergências na zona rural e distritos
A equipe da Defesa Civil de Umuarama esteve com o prefeito Hermes Pimentel na manhã desta terça-feira (9), para discutir […]


A equipe da Defesa Civil de Umuarama esteve com o prefeito Hermes Pimentel na manhã desta terça-feira (9), para discutir questões relacionadas ao trabalho desenvolvido na área.
Aproveitando o encontro o coordenador do serviço, inspetor Ribeiro, e a estagiária Waleria Marcowicz (da área de Administração), levaram um pedido ao chefe do Executivo: a necessidade de uma caminhonete 4×4 para atender estradas rurais e distritos.
“Precisamos de um veículo com tração nas quatro rodas e cabine dupla, que possa levar mais passageiros, para atender situações de emergência na zona rural. Em dias de chuva forte fica muito difícil chegar a certos locais. Umuarama tem mais de 500 km de estradas de chão”, justificou.
Pimentel informou que vai tratar do assunto, pois entende que “nossa gente merece a atenção em todas as áreas”, disse, e avalia que com o passar dos tempos os desastres naturais vem aumentando. “Cada vez com maior frequência nos deparamos com alagamentos, erosões, destelhamentos, desabamentos, inundações, enchentes, vendavais e granizo, e às vezes com períodos de seca”, apontou.
O prefeito disse concordar que a Defesa Civil deve estar preparada e bem equipada e afirmou que vai lutar para atender o pedido, “pois o pessoal atende ocorrências e chamados a qualquer hora do dia ou da noite e em qualquer ponto do município”.
A Defesa Civil de Umuarama conta com uma caminhonete ano 2011, cabine simples e com tração 4×2. Atua com dois funcionários fixos e uma estagiária na função de secretariado e organização da parte burocrática. “Temos sede com salas de atendimento e de coordenação, cozinha e um pequeno depósito. Trabalhamos dentro das normas, uniformizados e com equipamentos de proteção individual”, disse o coordenador.
O departamento opera com os recursos existentes, mas graças ao plano de contingência e emergência consegue mobilizar todo o apoio necessário, tanto humano quanto material. “Em Umuarama somos só três pessoas, tecnicamente, mas em caso de necessidade podemos nos tornar mais de mil, com acesso a caminhões, pás carregadeiras, retroescavadeiras, servidores e voluntários, tudo o que for necessário para atender um desastre natural ou provocado. A Defesa Civil somos todos nós”, completou Ribeiro.
(Assessoria PMU)