
Integrantes da rede de atendimento à criança e ao adolescente recebem capacitação
A importância do modelo social do adulto no desenvolvimento infantil foi o tema de um curso oferecido pela Secretaria Municipal […]


A importância do modelo social do adulto no desenvolvimento infantil foi o tema de um curso oferecido pela Secretaria Municipal de Assistência Social com a participação de 28 funcionários de instituições que integram a rede de atendimento à criança e adolescente e também de servidores do Centro da Juventude, programas Família Acolhedora e Escuta Especializada e dos centros de referência e de referência especializada da assistência social (Cras e Creas).
O curso, ministrado durante todo o dia no último sábado (6), foi uma indicação da juíza Maristela Siqueira D’Aviz, da Vara da Infância e Juventude. De acordo com a secretária Adnetra Vieira dos Prazeres Santana (Assistência Social), o treinamento é parte da estratégia do município para cumprir as metas estabelecidas na conferência que norteia as ações do setor social.
“Nosso objetivo é capacitar as pessoas que atuam na rede de entidades. Esse curso, que teve o investimento de R$ 2,3 mil, vem reforçar esse objetivo”, informou a secretária. Foram reunidos funcionários de entidades como o Centro Infantil Menino Deus, a Casa da Paz, a Associação Monte Branco, a Assistência Social Lar Betel e a Associação dos Pais e Amigos dos Autistas (AMA).
Entre os assuntos tratados, os participantes receberam treinamento para compreender o desenvolvimento infantil, sinais de alerta sobre marcos do neurodesenvolvimento, funções da fala, linguagem e comunicação, como ocorre a aprendizagem no cérebro, como ser modelo social para a criança, a importância do adulto no desenvolvimento das habilidades sociais e emocionais e gestão de comportamentos inapropriados, entre outros tópicos.
A palestrante Fernanda Baleeiro é fonoaudióloga especializada em intervenção precoce e nos marcos de neurodesenvolvimento infantil, com atuação nos transtornos da fala, linguagem e comunicação com foco no autismo e demais transtornos que surgem na infância.



(Assessoria PMU)