
Centro de Convivência dos Idosos de Umuarama realiza chá em homenagem às mães
Mães, avós, tias, madrastas e madrinhas, 117 mulheres que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Para […]


Mães, avós, tias, madrastas e madrinhas, 117 mulheres que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Para Idosos (SCFVI) da Secretaria Municipal de Assistência Social, ganham evento especial entre 9 e 12 de maio: o Chá das Mães.
A atividade, realizada na sede do Centro de Convivência, além de guloseimas especiais, conta com várias atividades recreativas, música, bingo e sorteio de prêmios. A ação é coordenada, como é o objetivo principal do Serviço, para estimular e valorizar a convivência entre os frequentadores, que têm a oportunidade de passar horas agradáveis, trocar experiências e se divertir em grupo.
“Como o próprio nome no nosso Serviço diz, estamos aqui para despertar nos idosos o desejo de conviver em grupo, de fortalecer os laços de amizade e bem como promover a saúde de uma forma integral”, comenta a psicóloga Débora Cristina da Mata, coordenadora do SCFVI.
Ela conta que o evento serve também para realizar a entrega dos certificados a todas as mulheres que participaram do curso ‘Fuxico – Alinhavando a Convivência’. “Elas aprenderam essa técnica artesanal, bastante popular no Brasil, que são flores produzidas com retalhos e sobras de tecidos, que formam tapetes, cortinas, colchas, roupas e muito mais. Enquanto produzem arte, estimulam a mente e a criatividade, além disso muitas ainda conseguem aumentar a renda com a venda desse lindo artesanato”, observa Débora.
O primeiro Chá das Mães foi realizado na manhã desta terça-feira (9) e contou com a presença da secretária de Assistência Social, Adnetra Vieira dos Prazeres Santana. Ela falou sobre como o SCFVI é importante para o município e tem a admiração do prefeito Hermes Pimentel.
“O prefeito está sempre atento ao desenvolvimento de atividades e projetos que tenham como objetivo melhorar a qualidade de vida dos idosos. E para mim, em especial, é um motivo de muita alegria estar com essas mulheres maravilhosas, que tanto contribuíram e continuam contribuindo com seus saberes e experiências, para que Umuarama seja uma cidade cada vez melhor”, comentou.
O evento, que foi iniciado com moradoras da região dos bairros Dom Pedro I e II e Independência, segue nesta quarta-feira (10) na parte da manhã é a vez das moradoras do distrito de Serra dos Dourados mais as do território do 1° de Maio e Zona IV, na quinta-feira (11) pela manhã são mulheres dos bairros São Cristóvão, Beira Rio, Dom Bosco, Bonfim e Sol Nascente, à tarde são as dos bairros Parque Industrial, Arco-Íris, Tarumã, Jardim Itália e San Gaetano.
“O encerramento está agendado para a sexta-feira (12), quando receberemos os moradores dos bairros Sonho Meu, Laranjeiras, Panorama, Jardim Social, Jardim Iguaçu e Zona III”, detalha Débora.

O SCFVI, além ofertar cursos e oficinas a pessoas com mais de 60 anos, também realiza passeios, reuniões familiares e eventos culturais e comemorativos, atendimentos e orientações com equipe psicossocial por meio de grupos ou individuais, encaminhamentos para a rede socioassistencial e políticas intersetoriais (Saúde, Educação, Habitação e outros) e oficina de violão.
“Convidamos a todos os interessados que venham conhecer nosso trabalho. O SCFVI fica na rua Curitiba n° 5354, próximo ao Detran, e os telefones lá são os (44) 3906-1030 e (44) 98457-1131”, orienta Débora.
(Assessoria PMU)
