
Frio: Assistência Social amplia atenção a pessoas em situação de vulnerabilidade em Umuarama
A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou no último dia 10, reunião integrada com representantes da Defensoria Pública e do […]


A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou no último dia 10, reunião integrada com representantes da Defensoria Pública e do Ministério Público Estadual com o objetivo de discutir mecanismos e estratégias de atendimento à população em situação de rua do município, com atenção ao período de inverno que se aproxima.
Estiveram reunidos a secretária de Assistência Social, Adnetra Vieira Santana, o defensor público do Estado, Cauê Bouzon Machado Freire Ribeiro, o promotor de Justiça Marcos Antonio de Souza, o coordenador do Centro Pop, Roger Bruno Giopatto, o diretor de Assistência Social Fábio Barzon e a chefe de Divisão Sandra Prates.
“O município sempre antecipa esse cuidado e promove a articulação entre a rede de atendimento, os serviços públicos e a sociedade civil, para acolher este público no período de inverno intenso”, reforçou a secretária Adnetra.
Identificar as situações de risco social para ofertar serviços e políticas públicas para cada perfil é uma preocupação constante da atual gestão, embora seja um desafio orientar e conscientizar usuários de drogas e substâncias psicoativas, que normalmente não aceitam atendimento ou acolhimento institucional.
“Mesmo quando recusam acolhimento, nossa equipe atende esse público com ofertas de alimentos, cobertores e agasalhos”, explicou o coordenador do Pop, Roger Bruno.
O município encontra-se estruturado para acolher pessoas em situação de rua com o Centro Pop, atendimento de entidades socioassistencias como a Casa da Sopa, Casa de Passagem Apromo I e a parceria com a Casa de Acolhimento Santa Dulce.
“O Pop tem uma equipe da abordagem social que neste período presta atendimento em três turnos, diariamente, com entrega de cobertores, produtos de higiene pessoal, alimentação e agasalhos”, informou a secretária Adnetra.
Além disso, entidades e igrejas prestam serviços voluntários no período noturno em espaços públicos servindo sopas, caldos, lanches e outros. A equipe do Centro Pop também vem produzindo toucas e cachecóis de lã para doação e já conta com mais de 100 peças prontas para distribuição.
“O intuito é promover o cuidado da população durante o inverno mais intenso, resguardando o direito a serviços e benefícios de qualidade à população que dela necessitar. A assistência social é prioridade, ainda mais neste período mais crítico”, completou o prefeito Hermes Pimentel.
(Reportagem: Assessoria)