Redação Publisher do OBemdito

Apafibro anuncia que vai oferecer atendimento médico gratuito a partir de 24 de maio

A Apafibro (Associação Paranaense de Fibromiálgicos), com sede em Umuarama, traz uma novidade a seus mais de 120 associados: a […]

Foto: Freepik
Apafibro anuncia que vai oferecer atendimento médico gratuito a partir de 24 de maio
Redação - OBemdito
Publicado em 22 de maio de 2023 às 12h19 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 08h24

A Apafibro (Associação Paranaense de Fibromiálgicos), com sede em Umuarama, traz uma novidade a seus mais de 120 associados: a partir do dia 24 deste mês, a médica Julia Daleffi Sucupira vai atender de graça todas as quartas-feiras à tarde, com horário agendado. Esta é mais uma ação conquistada com o trabalho dos voluntários que compõem a entidade.

A presidente Suely Nishiyama Sucupira faz questão de destacar que a entidade, criada em 2016 e declarada de utilidade pública, sobrevive exclusivamente do trabalho realizado por voluntários.

“Nossa luta é constante e graças a Deus e à dedicação de pessoas determinadas em fazer o bem ao próximo, temos conseguido realizar uma série de atividades e ações especiais voltadas para pessoas que vivem com fibromialgia, que é uma forma de reumatismo que provoca, entre outros sintomas, dores que podem ser limitantes”, detalha.

A Prefeitura de Umuarama é parceira da Apafibro por meio de duas secretarias: de Saúde e de Esporte e Lazer (Smel). “Para participar da Apafibro, é preciso fazer o cadastro na Secretaria Municipal de Saúde, apresentando o laudo médico diagnosticando fibromialgia, uma foto 3×4, documentos pessoais (RG, CPF) e comprovante de residência. A Secretaria vai emitir uma carteirinha e, a partir daí, a pessoa pode participar de todas as ações promovidas aqui”, explica.

A fibromialgia acomete mais as mulheres – a incidência é algo entre 75% e 90% – e por ser uma síndrome limitante e muitas vezes incapacitante –, o indivíduo necessita de informação, apoio e alternativas para que possa ter uma vida o mais confortável possível, como observa Suely, acrescentando que no Brasil a estimativa é de que existam 4 milhões de pessoas nesta condição.

A Smel oferece atividades físicas específicas para fibromiálgicos três vezes por semana. “O próprio secretário Jeferson Ferreira, o Jefinho, reúne um grupo para se exercitar, que é uma das formas de abrandar a dor. Os associados também têm aulas grátis de ioga, com o mestre iogue Sérgio dos Santos, realizadas todas as segundas e sextas-feiras”, conta.

Ela indica ainda que a entidade tem convênio com a Unipar (Universidade Paranaense), onde os associados pagam uma taxa simbólica e podem fazer hidroginástica, outra atividade que também ajudam a aplacar a dor. “Nunca é demais destacar que, de acordo com o Ministério da Saúde, não existe um método de prevenção comprovado e as atividades físicas auxiliam no tratamento”, garante a presidente.

SERVIÇO

APAFIBRO – Associação Paranaense dos Fibromiálgicos – Para doações e inscrições como voluntário – Rua São Vicente n° 2056 – Jardim Birigui (ao lado da Assumu) – Contato: (44) 99102-0118 – Suely Sucupira – (44) 99941-6838 – Suzi Danhoni – (44) 99726-3423 – Jônia Lima – (44) 98855-4209 – Luiza Lima.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas