
PRF recupera caminhão adulterado que saiu de Umuarama para carregar com ilícito na fronteira
Um morador de Perobal foi preso conduzindo o veículo


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou na noite desta terça-feira (16), em Itaquiraí, no estado do Mato Grosso do Sul, um cavalo trator Scania modelo R500, e apreendeu dois semirreboques e um Dolly adulterados (Dolly é um mecanismo para ligar uma carreta e um módulo de caminhão, formando uma espécie de reboque).
A equipe da PRF da Delegacia de Guaíra localizou o Rodotrem transitando na BR-163, em Itaquiraí, no Mato Grosso do Sul, e suspeitou da originalidade do veículo.
Após abordado, os policiais notaram que os veículos eram clonados, e após realizar a identificação veicular, constatou que o cavalo-trator original emplacado em Caxias do Sul (RS), foi furtado em Ponta Grossa (PR), em julho de 2022.
O condutor, morador de Perobal, no Paraná, alegou que pegou o veículo em Umuarama para levar até a fronteira, e que iria carregar algum ilícito.
Ele foi preso e responderá pelo crime de receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor, elétrico, híbrido, de reboque, de semirreboque ou de suas combinações. As penas acumuladas podem variam de 4 a 10 anos de reclusão e multa. A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Itaquiraí.
Apreensão foi uma das primeiras após a nova legislação penal que criminaliza a adulteração de semirreboques, carros elétricos e híbridos.
(Assessoria PRF, com OBemdito)