Redação Publisher do OBemdito

Alunos dos distritos participam de palestra sobre combate à exploração sexual de crianças

O objetivo primordial da campanha ‘Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes’ é lembrar o Dia Nacional de Combate […]

Foto: Assessoria PMU
Alunos dos distritos participam de palestra sobre combate à exploração sexual de crianças
Redação - OBemdito
Publicado em 18 de maio de 2023 às 07h21 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 08h41

O objetivo primordial da campanha ‘Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes’ é lembrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado oficialmente em 18 de maio. Nesta semana, profissionais do Serviço de Atendimento Psicológico (SAP), ligado à Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Tutelar, visitaram quadro unidades educacionais nos distritos pertencentes à Umuarama apresentando o tema.

De acordo com a psicóloga Nathalia Ynae Marrique Giroldo, coordenadora do SAP, durante todo o mês de maio serão realizadas campanhas educativas para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade para que se envolva na defesa dos direitos de crianças e adolescentes. “E este ano temos ainda um outro grande marco que não pode ser esquecido: os 50 anos do assassinato da menina Araceli Crespo, símbolo da campanha nacional”, destaca Nathalia.

Ela conta que a união de forças entre profissionais do SAP e do Conselho Tutelar do Menor na divulgação e fortalecimento de um trabalho de proteção às crianças e adolescentes resultaram na produção de palestras que expõem, de maneira clara, objetiva e rigorosamente profissional, um grande problema enfrentado pela sociedade moderna.

“Uma psicóloga e algumas conselheiras dão orientações sobre o combate ao abuso e à exploração sexual, realizando uma atividade psicoeducativa, onde trabalham um tema delicado de forma lúdica e adequada”, pontua.

As palestras foram muito bem recebidas tanto pelos alunos quanto pelos profissionais da Educação Infantil e, desta forma, uma nova parceria deve ser formada com a Secretaria Municipal de Educação para que os trabalhos sejam também apresentados em toda a rede municipal de ensino.

“A secretária Mauriza Lima, junto de diretoras e coordenadoras, estuda ampliar a campanha, levando essas informações a todas as escolas de Umuarama, o que é algo a ser comemorado”, indica Nathalia.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas