Redação Publisher do OBemdito

Teatro conscientiza comunidade sobre prevenção ao abuso sexual de crianças e adolescentes, em Umuarama

Nesta quinta-feira (18), é lembrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para […]

Foto: Assessoria
Teatro conscientiza comunidade sobre prevenção ao abuso sexual de crianças e adolescentes, em Umuarama
Redação - OBemdito
Publicado em 18 de maio de 2023 às 19h51 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 08h37

Nesta quinta-feira (18), é lembrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para marcar a data diversas atividades estão sendo realizadas em Umuarama, envolvendo secretarias municipais, entidades, instituições de ensino superior e parceiros. Uma delas mobilizou grande público no ginásio de esportes do Conjunto Habitacional Sonho Meu, nesta quinta.

A Secretaria Municipal de Assistência Social uniu-se à Secretaria de Integração Comunitária, aos conselhos Tutelar e dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e também à Guarda Mirim para conscientizar a comunidade.

“Por estarmos em um bairro com muitas famílias em situação de vulnerabilidade social, nossa secretaria foi convidada para apoiar este evento”, disse o secretário de Integração Comunitária, Thiago Torres do Nascimento.

As apresentações aconteceram em dois turnos, de manhã e à tarde, alertando o público sobre os tipos de violência que ameaçam crianças e adolescentes, bem como meios de se prevenir e denunciar situações de risco.

“Os adolescentes da Guarda Mirim apresentaram um teatro alertando e conscientizando o público sobre este tema, após a fala inicial do presidente do CMDCA, Ivo Galdino da Silva”, lembrou a secretária da Assistência Social, Adnetra Vieira Santana.

A ação teve ainda distribuição gratuita de pipoca e algodão-doce, brincadeiras de recreação, palestra e apresentação de uma música pelos integrantes da Guarda Mirim. O mês de maio é todo dedicado às ações de enfrentamento a esse tipo de violência com a campanha Faça Bonito, promovida pela Secretaria de Assistência Social e entidades parceiras.

As ações foram iniciadas no dia 4, envolveram diversos órgãos e entidades da sede e dos distritos e tiveram o ponto alto na quarta-feira (17), com a tradicional caminhada da campanha encerrando na Praça Miguel Rossafa, com a colocação das “margaridas” (flor símbolo da campanha) confeccionadas pelos acadêmicos do curso de Psicologia da Unipar e as apresentações culturais desta quinta-feira no Sonho Meu, por um grupo cultural da Associação Regional de Assistência ao Menor (Aram), gestora da Guarda Mirim.

A campanha seguirá com palestras no Abrigo Menino Deus, Centro de Apoio e Integração Social Bem Viver e no Centro da Juventude (Ceju). Ainda nesta quinta acontece uma roda de debates sobre o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes a partir das 19h, no teatro do Centro Cultural Vera Schubert.

“Levantamos bandeiras de conscientização, educação e denúncia para quebrar o ciclo da violência e garantir um futuro seguro para nossas crianças. Não feche os olhos, faça a diferença!”, defende o coordenador do curso de Direito da UniAlfa Faculdade, Cleberson Oliveira. O palestrante será Felipe Gonçalves Martins e os debatedores Clodoaldo Porto Filho, Karina Ambrósio e Débora Baggio.

O objetivo é disseminar na sociedade o compromisso de proteger as crianças e adolescentes, promovendo mobilizações com foco na prevenção e divulgação do Disque Direitos Humanos – o Disque 100, serviço gratuito que funciona 24h nos sete dias da semana para receber denúncias de violência, bem como o Conselho Tutelar (44 3906-1032).

(Reportagem: Assessoria)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas