Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Produção de cogumelos de Umuarama ganha destaque no Paraná

O Boletim de Conjuntura Agropecuária divulgado nesta quinta-feira (18), pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e […]

Foto: Colaboração/Arquivo Pessoal
Produção de cogumelos de Umuarama ganha destaque no Paraná
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 20 de maio de 2023 às 17h47 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 08h29

O Boletim de Conjuntura Agropecuária divulgado nesta quinta-feira (18), pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), trouxe a informação de que Umuarama é uma das cidades que lideram a produção de cogumelos comestíveis no Paraná.  

Segundo o Núcleo Regional de Umuarama, apesar de não haver dados precisos sobre área cultivada, a produção do município, calculada através do VBP (Valor Bruto da Produção), saltou de 700 quilos em 2021, para 900 quilos em 2022. O volume no entanto, pode ser ainda maior. 
 
De acordo com o único produtor da cultura na capital do Noroeste, Bruno Diego de Freitas Vieira, no ano passado, sua produção foi de 1,5 toneladas, mas nem tudo foi vendido para outros municípios ou Estados, parte disso, foi comercializado em supermercados, em feiras de produtor e também nos restaurantes da cidade.  

“Comecei como um passatempo, queria produzir para o meu consumo. Neste meio tempo um amigo me apresentou outras variedades e me ensinou como produzir. Depois disso, fiz alguns cursos e aprimorei as técnicas, hoje sobrevivo apenas da produção de cogumelos”, revela. 

Na atividade desde 2016, quando começou a produzir na sua residência, no Parque 1º de Maio, Vieira adquiriu recentemente uma chácara e, depois de construir um barracão no local, deverá mudar a produção para lá. Para o próximo semestre, a expectativa dele, é produzir em apenas um mês, quase que a metade de tudo o que produziu no ano passado.  

“Essa área que estamos iniciando é praticamente quatro vezes o tamanho da que tínhamos anteriormente e, como o cultivo é vertical, acredito que a produção deverá chegar perto dos 600 quilos mensais”, projeta. 

Além de produzir, Vieira também faz toda a cadeia, inclusive tirando o substrato e vendendo também o cogumelo desidratado. “Eu também forneço sementes para outros produtores que querem cultivar, dou treinamento e presto assistência técnica em diversas cidades do Estado”, detalha.  

Atualmente além do Paraná, grande parte de sua produção vai para os Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e também Minas Gerais. “A logística do cogumelo in natura tem que ser num curto período, porque precisa ser transportado em caminhões refrigerados então, quando fazemos o processamento, e vendemos produtos da cadeia, podemos mandar para lugares mais longe dos habituais”, explica. 

Para o engenheiro agrônomo do Departamento de Economia Rural da Secretaria de Agricultura em Umuarama, Antônio Carlos Fávaro, a atividade é altamente rentável e pode ser uma ótima opção para quem tem vontade de empreender em uma nova cultura agrícola. 

“É altamente interessante porque o produtor começa com uma pequena escala. Pode colocar em um pequeno cômodo, não precisa fazer investimentos grandes. Além disso, é um alimento altamente nutritivo, inclusive tem algumas variedades que possuem características medicinais, então, vejo como uma opção muito interessante para quem quer fazer uma nova atividade e ganhar dinheiro com ela”, afirma. 

Além de Umuarama, as principais cidades produtoras no Paraná são: Curitiba, Guarapuava, Irati, Ponta Grosa, Londrina, União da Vitória, Dois Vizinhos e Cornélio Procópio. Apesar do estado produzir um volume importante da cultura, é São Paulo quem lidera a produção de cogumelos no Brasil.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas