
Policiais penais da região são treinados para colocação de tornozeleiras eletrônicas
Aconteceu em Umuarama um treinamento para policiais penais que atuam na regional de Umuarama/Cruzeiro do Oeste estarem habilitados a fazerem […]


Aconteceu em Umuarama um treinamento para policiais penais que atuam na regional de Umuarama/Cruzeiro do Oeste estarem habilitados a fazerem a instalação da tornozeleira eletrônica nas respectivas unidades. Vinte policiais participaram do curso, durante dois dias (16 horas) na UniAlfa Faculdade, que cedeu o espaço para as aulas.
O treinamento foi viabilizado pelo Depen (Departamento Penitenciário do Paraná) e aplicado pela empresa Spacecon. O Coordenador Regional de Polícia Penal (Região Noroeste), Geraldo Andrade Coelho Pinto, acompanhou o curso.
Em conversa com OBemdito, Andrade informou que atualmente o Depen é responsável por 9 cadeias públicas e 3 penitenciárias na região: Cianorte, Umuarama, Guaíra, Campo Mourão (2 unidades), Goioerê (feminina), Altônia (feminina), Cidade Gaúcha, Icaraíma, Loanda (crimes sexuais) e a Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste (Peco).
“Cada vez que o juiz determina a colocação de um equipamento deste é preciso fazer o agendamento em uma unidade e se deslocar com o preso até lá. Isso demanda tempo, tem custo e outras complicações que envolvem deslocamento de escolta. Então, cada gestor estando habilitado a colocar o equipamento, permite que o preso seja atendido no próprio local; gerando economia de recursos para os cofres públicos e celeridade no atendimento à decisão judicial”, explicou.

O coordenador regional do Depen acrescentou que a tornozeleira envolve a primeira parte que é a decisão judicial e depois a colocação do equipamento. Na sequência é preciso delimitar o território que o juiz impõe que o detido pode se deslocar e o horário.
“Após a colocação segue com a central de monitoramento, que é a fiscalização e acompanhamento do cumprimento do acordo que o preso fez com o judiciário para poder usar o equipamento”, informa Andrade.
O treinamento contou com um gestor de cada unidade da regional ou dois, no caso das maiores. Ao final do curso cada policial terá um kit com as ferramentas necessárias para fazer a instalação.


