
Família pede doações de sangue para Armando da Silva, da escola de samba de Umuarama
A família do senhor Armando da Silva, morador em Umuarama, está pedindo doações de sangue para repor o estoque do […]


A família do senhor Armando da Silva, morador em Umuarama, está pedindo doações de sangue para repor o estoque do Hemonúcleo. Armando é muito conhecido pela Escola de Samba Unidos da Vila Tiradentes.
De acordo com a filha Yeda, Seu Armando está internado em estado considerado grave na UTI do Hospital Cemil. A filha comentou que o problema de saúde comaçou com uma infecção no foco urinário. “Está precisando de sangue. Se alguém tiver disponibilidade de doar”, disse.
Para a reposição do estoque do Hemonúcleo pode ser doado qualquer tipo de sangue, independente da tipagem do paciente que está solicitando. É importante informar no cadastro que a doação está sendo feita a pedido da família de Armando da Silva.
Quem pode doar sangue?
Os homens podem doar sangue a cada dois meses, quatro vezes ao ano. Já as mulheres, a cada três meses, numa máxima de três doações ao ano. Depois de coletado, o sangue é fracionando e processada a separação dos hemocomponentes (plasma, hemácias, plaquetas e crio).
Atualmente, a maior demanda são dos tipos sanguíneos O negativo e A negativo, que apresentam falta em todas as unidades da rede. Entre os requisitos, é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade com autorização e presença do responsável legal.
O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).
Como doar?
As doações podem ser agendadas no site do Hemepar PR. Com o agendamento a pessoa é atendida com dia e hora marcada.
O Hemonúcleo em Umuarama fica na Avenida Manaus, 4444, na região do Centro Cívico. O horário de atendimento para doações é o seguinte: 08h às 11h30 e das 13h30 às 15h30. O telefone para contato: (44) 3621-8307.