
China enfrenta nova onda de Covid; pico deve ser em junho com 65 milhões de casos semanais
A China pode passar nos próximos dias por uma nova onda de Covid-19, que deve atingir 65 milhões de casos por semana […]


A China pode passar nos próximos dias por uma nova onda de Covid-19, que deve atingir 65 milhões de casos por semana com o pico previsto para acontecer no final de junho.
Com 1,4 bilhões de habitantes, o país foi o que mais seguiu à risca recomendações científicos de lockdown. A nova onda começou em abril, quando a covid superou a gripe comum como principal doença infecciosa.
Apesar dos números, a infecção é mais leve, portanto praticamente invisível, como já se observou em outros países, inclusive, no Brasil. A china flexibilizou as medidas da política Covid Zero, em dezembro de 2022.
Desde então, o país registrou um aumento significativo de infecções pelo coronavírus. A circulação da variante XBB, da Ômicron, favorece a transmissão da doença no país asiático.
De pandemia a epidemia
O surto de covid-19 foi desclassificado como emergência sanitária global pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A maioria dos países já consideram a doença endêmica, como o Brasil, devido à estabilidade e controle de casos.
Globalmente, quase 2,3 milhões de novos casos e quase 15.000 mortes foram registrados nos últimos 28 dias analisados pela OMS, que compreende o período de 24 de abril a 21 de maio, uma queda de 21% e 17%, respectivamente, em comparação com os 28 dias anteriores.
OBemdito com Diário da Manhã e CNN