
Frio chega com força em Umuarama e população enfrenta manhã gelada nesta terça-feira
A sensação términa na Capital da Amizade alcançou os 16°C por volta das 6h da manhã


Os termômetros da Capital da Amizade se mantiveram em baixa durante grande parte da manhã desta sexta-feira (30), tornando a manhã dos umuaramenses bastante fria. De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), a mínima do dia foi alcançada por volta das 6h da manhã, que registrou de 16,4°C com sensação térmica de 16°C.
O dia seguirá com baixas temperaturas mesmo no período da tarde, conforme prevê o Simepar, que espera uma máxima de 21°C entre as 13h e 15h. Após o período, a temperatura volta a cair e irá registrar 17°C às 23h.
Há também uma previsão chuva entre as 17h e 19h, porém há pouca precipitação acumulada – medida em somente 1.9mm – indicando para possíveis chuviscos ou pancadas locais ao invés de chuva intensa.
Previsão para os próximos dias
Após esta terça-feira (30), a temperatura irá voltar a aumentar gradualmente em Umuarama. Na quarta-feira (31) – último dia de maio – os termômetros devem se manter entre a mínima de 17°C e a máxima de 23°C, sem previsão de chuva.
Já na quinta (01/06), a temperatura mínima cai 2 graus em relação ao dia anterior e irá registrar 15°C, porém a máxima aumenta um grau e será medida em 24°C. Também não há previsão de chuvas no dia.
No Paraná
“Manhã com presença de muitas nuvens sobre o Paraná, com registro de chuviscos principalmente no noroeste e no leste do Estado. Ventos perto da superfície seguem transportando umidade do oceano. Temperatura mais baixa desta terça-feira ocorreu em Palmas, com 9,3°C”, afirma o meteorlogista Samuel Braun, do Simepar.

Nesta terça-feira, uma área de baixa pressão se intensifica entre o norte da Argentina, Paraguai e Mato Grosso do Sul, provocando chuvas também sobre o Paraná. Os eventos ocorrem já na manhã entre o oeste e noroeste, setores onde o volume de chuva pode ser mais significativo. Gradualmente as instabilidades avançam para demais regiões no decorrer do dia. Baixa amplitude térmica também é esperada.

(Redação, com informações Simepar)