Redação Publisher do OBemdito

Parceria entre Unipar e município amplia atenção aos grupos de idosos de Umuarama

Uma parceria entre as secretarias de Assistência Social e de Saúde, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de […]

Foto: Assessoria
Parceria entre Unipar e município amplia atenção aos grupos de idosos de Umuarama
Redação - OBemdito
Publicado em 30 de maio de 2023 às 20h59 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 07h48

Uma parceria entre as secretarias de Assistência Social e de Saúde, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Idoso (SCFVI) e a Liga de Geriatria do curso de Medicina da Universidade Paranaense (Unipar), lançado nesta terça-feira (30), vai assegurar mais atenção à saúde e ao bem-estar dos idosos acompanhados pelo município.

O trabalho conjunto foi apresentado ao prefeito Hermes Pimentel, à secretária Adnetra Vieira Santana (Assistência Social) e ao secretário Herison Cleik da Silva Lima (Saúde) pela professora Carla Dal Ponte, coordenadora do projeto, e pela assessora pedagógica do curso de Medicina da Unipar, Marina Gimenes.

A proposta é avaliar os cerca de 150 idosos atendidos pelo serviço e identificar os mais frágeis, que serão encaminhados para os atendimentos necessários na área social e de saúde visando melhorar a qualidade de vida, explicou a coordenadora do SCFVI, psicóloga Débora da Mata.

Para a professora Carla Dal Ponte, a geriatria necessita de um olhar mais abrangente da sociedade, pois em breve os idosos serão a maioria da população. “Queremos avaliar todos os idosos do serviço para conhecer suas condições sociais, de saúde física e mental e a convivência familiar e comunitária para identificar riscos e direcioná-los aos atendimentos necessários”, explicou.

O idoso não tem tempo para ‘esperar’ por essa atenção, por isso a ideia é identificar os mais frágeis, encaminhá-los rapidamente aos serviços de saúde e acompanhar o seu progresso. “Nosso sonho é levar essa avaliação multidisciplinar também às unidades básicas de saúde e futuramente implantar um ambulatório para a terceira idade”, apontou a médica e professora.

O prefeito Pimentel disse que a parceria tem benefícios para todos os lados. “Os jovens vão aprender muito com os nossos idosos, pois eles trazem uma experiência de vida muito válida para quem está começando na medicina. O município está aberto a parcerias como esta em todos os setores e tem encontrado o apoio da Unipar, especialmente do curso de Medicina”, disse.

O projeto Vida Ativa Melhor Idade, que envolve milhares de idosos em atividades semanais em todas as regiões da cidade (incluindo os distritos), foi citado pelo prefeito como ação de grande alcance realizada pela Secretaria de Esporte e Lazer em prol da qualidade de vida do idoso.

“Duas vezes por semana eles se encontram para atividades físicas, lazer, convivência e bons momentos juntos que os tornam pessoas mais saudáveis e felizes”, afirmou, destacando o trabalho do secretário Jeferson Ferreira (Esporte e Lazer).

O secretário Herison Lima colocou a estrutura da Secretaria de Saúde à disposição do projeto, para acompanhamento dos idosos e atendimentos necessários, e a secretária Adnetra disse que a parceria é um avanço importante na política pública do idoso.

“A prevenção é importantíssima, pois evita muito sofrimento além de economizar recursos com tratamentos. Devemos aproveitar as ideias inovadoras, como esta, e agradeço a todos os envolvidos pela participação e pelo carinho com os nossos idosos”, completou.

Os acadêmicos de Medicina já estão realizando entrevistas e avaliações há duas semanas com grupos de idosos do SCFVI e os resultados ajudarão a nortear as políticas públicas para este importante segmento da sociedade.

A Liga de Geriatra visa estimular a educação, a pesquisa, a extensão e o intercâmbio de conhecimento na área, gerando maior proximidade do profissional da saúde ao cuidado integral do idoso. Dotada de uma visão interdisciplinar e multiprofissional, tem como foco a realidade da população em processo de envelhecimento, trabalhando políticas de prevenção a partir da avaliação das fragilidades do idoso.

(Reportagem: Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas