
Gaeco cumpre mandados de busca e apreensão durante investigação sobre prefeito de Araucária
O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) cumpriu, na manhã desta quinta-feira (1º) mandados de busca […]


O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) cumpriu, na manhã desta quinta-feira (1º) mandados de busca e apreensão na Prefeitura de Araucária e na Câmara de Vereadores da região Metropolitana de Curitiba durante uma investigação conduzida pelo Ministério Público sobre a nomeação de parentes da adolescente Kauane Rode Camargo, de 16 anos, com o prefeito Hissam Hussein Dehaini, de 65 anos.
Hissam e Kauane se casaram oficialmente no dia 15 de abril. Um dia antes da cerimônia a mãe da jovem, Marilene Rode, foi nomeada como secretária de Cultura e Turismo. Após o caso “explodir” na mídia, a mulher foi exonerada no dia 26 de abril. A tia de Kauane, Elizângela Rode, que havia assumido o cargo de secretária municipal de Planejamento, também foi destituída.
Ao todo, foram expedidos dez mandados de busca e apreensão para Araucária e Curitiba. De acordo com MPPR, o cumprimento das ordens judiciais acontece no âmbito da Operação Scambio, que apura crimes contra administração pública. No entanto, todo o procedimento tramita em segredo de justiça.
De acordo com o portal Banda B, foram cumpridos mandados de prisão nos gabinetes do prefeito e também do gabinete da Câmara dos Vereadores, Ben Hur (CIDADANIA). A residência do prefeito também teria sido alvo do Gaeco.
Em nota, a Prefeitura de Araucária informou que o Gaeco compareceu ao Paço Municipal enquanto eram acompanhados por servidores públicos que prestaram apoio nas averiguações.
“No 4º andar, por exemplo, nada foi retirado ou copiado pelos representantes do Gaeco. O Gaeco não informou sobre o que se trata essa investigação, mantida sob sigilo”, diz a nota.
(Com informações Banda B)