
Secretaria da Agricultura distribui composto orgânico para pequenos produtores rurais
Pequenos produtores rurais do município foram contemplados com um insumo que vai auxiliá-los a melhorar e ampliar a produção, especialmente […]


Pequenos produtores rurais do município foram contemplados com um insumo que vai auxiliá-los a melhorar e ampliar a produção, especialmente nas pequenas propriedades onde cultivam hortas e frutas.
Trata-se de um biocatalizador produzido pela Secretaria Municipal de Agricultura no aterro sanitário, utilizando nutrientes adquiridos pelo município e lodo vegetal doado por uma indústria de alimentos da cidade. O composto orgânico – uma espécie de ‘torta’ produzida com lodo, cavaco de madeira, esterco bovino, calcário e adubo – é uma espécie de compensador para o solo e uma novidade na região.
“Esta será nossa primeira experiência com o material, que foi preparado, curtido e submetido a análise laboratorial que atestou a qualidade. É um insumo oferecido gratuitamente pela Prefeitura para aumentar a produção e, desta forma, melhorar a renda do agricultor familiar”, disse o secretário da Agricultura, Murilo Teixeira.
O prefeito Hermes Pimentel acompanhou a entrega e disse que o pequeno produtor é prioridade para a administração municipal. “Há pouco tempo distribuímos calcário, esterco, mudas e outros insumos. Agora é a vez desse composto que, com certeza, vai beneficiar bastante os produtores que trabalham a terra para o seu sustento. Essa é uma obrigação do poder público, atender e estimular o agricultor. Conforme os resultados, vamos manter a produção do biocatalizador e até ampliar, se possível”, afirmou.
Pimentel disse que na próxima etapa o município deve levar o composto mais próximo dos agricultores, para reduzir os custos com o transporte, e agradeceu aos parceiros que colaboram com os nutrientes usados no preparo – Alimentos Zaeli e Sociedade Rural de Umuarama, que doou o esterco animal.
A Secretaria de Agricultura destinou cerca de 4 m³ do composto orgânico para cada agricultor com Cadastro de Produtor Rural (CadPro) regular. Futuramente o biocatalizador deve receber um ‘reforço’ com cama de frango, a partir de parceria com aviários, para enriquecer a composição e melhorar ainda mais a sua efetividade.
“O foco é o produtor. Faremos tudo que estiver ao alcance para melhorar a produção e estimular a permanência do homem no campo”, finalizou Murilo Teixeira.
(Assessoria PMU)
