
Professora da UEM Umuarama fala sobre a profissão do Engenheiro Ambiental e o mercado de trabalho
Nesta Semana Nacional do Meio Ambiente, o portal OBemdito traz uma série de entrevistas destacando o trabalho de pesquisadores e […]


Nesta Semana Nacional do Meio Ambiente, o portal OBemdito traz uma série de entrevistas destacando o trabalho de pesquisadores e educadores de Umuarama na área ambiental. Todos os dias, apresentaremos uma nova entrevista, proporcionando uma visão aprofundada dos desafios e oportunidades na conservação e sustentabilidade.
Acompanhe-nos nesta jornada inspiradora ao longo da semana, à medida que exploramos tópicos variados desde pesquisas inovadoras até o papel da tecnologia na preservação do meio ambiente. Juntos, celebraremos a Semana Nacional do Meio Ambiente e a importância da ação coletiva para um futuro mais verde.
A nossa entrevistada de hoje é a Professora Yara Campos Miranda, do Departamento de Meio Ambiente da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Campus de Umuarama. A professora Yara Campos Miranda é Graduada em Engenharia Ambiental, Mestre em Engenharia Urbana e Doutora em Ciências Ambientais.
OBemdito: Obrigado por dedicar seu tempo para esta entrevista, Professora. Sabemos da tradição da UEM como uma universidade pública, gratuita e de qualidade. Verifiquei que aqui em Umuarama, o Departamento de Meio Ambiente oferece os cursos de Engenharia Ambiental e Tecnologia em Meio Ambiente. Muitos dizem ser a profissão do futuro. Você acredita nisso?
Professora: Sim, na verdade estamos vivenciando esta expansão no presente. Para você ter uma ideia, de acordo com os dados do Mapa do Trabalho Industrial, que é um estudo elaborado pela pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a carreira ambiental está entre as duas áreas que mais gerarão empregos até 2025.
Esta realidade não se aplica apenas em grandes centros urbanos, é possível constatar isso com nossos egressos: dos formandos de 2021, cerca de 85% estão atuando na área. Destes, grande parte já foi contratada após a realização do estágio obrigatório. A turma de 2022, que se forma agora em junho, já contempla vários formandos que estão atuando na área, inclusive em empresas de Umuarama.
OBemdito: Interessante, professora. Agora, poderia nos contar um pouco mais sobre sua área de especialização, e como ela se aplica ao estudo do meio ambiente?
Professora: Atuo especificamente na área de planejamento ambiental e urbano. Na verdade, os recursos naturais estão cada vez mais escassos tanto em quantidade, quanto em qualidade. Desta forma, ao aplicar estratégias de gestão e planejamento ambiental, buscamos justamente compatibilizar as atividades humanas com boas práticas ambientais, pois desta forma, conseguimos preservar a qualidade ambiental minimizar os impactos ambientais.
OBemdito: Então, qual tem sido o impacto do seu trabalho na sociedade?
Professora: Oriento Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) voltados principalmente para o planejamento urbano. Os discentes desenvolvem trabalhos relacionados, por exemplo, a arborização do município. Por meio destes levantamentos, é possível identificar pontos de melhoria, além dos possíveis conflitos e propor soluções.
Além disso, estudamos o impacto dos parques e áreas verdes na qualidade de vida da população e formas de melhorar a coleta de resíduos sólidos. O meio ambiente tem uma relação direta com o planejamento urbano, então buscamos justamente potencializar os benefícios e minimizar possíveis conflitos.
OBemdito: No contexto da Semana do Meio Ambiente, o que você diria à comunidade sobre a importância dos cursos de Meio Ambiente da UEM?
Professora: Nossos cursos são voltados para suprir a demanda da crescente industrialização de Umuarama. Como temos projeção para a inauguração da Zona de Processamento e Exportação e do Parque Tecnológico, a necessidade por profissionais capacitados só irá aumentar.
Hoje em dia, para que as empresas possam realizar processos de exportação, muitas vezes precisam de profissionais capacitados para implementar sistemas de gestão ambiental (SGA), uma das possíveis atribuições do profissional da área ambiental.
Além disso, como a cidade está em expansão, é fundamental a atuação dos profissionais do meio ambiente para propor estratégias de melhoria da arborização urbana, resíduos sólidos, saneamento, eficiência energética, dentre tantas outras possibilidades.
OBemdito: Muito obrigado por sua visão e seu trabalho, professora. Como último ponto, deixo a palavra aberta para a senhora.
Professora: Claro. Gostaria de destacar que a UEM é considerada uma das melhores universidades do Brasil de acordo com o World University Rankings (CWUR). É uma universidade pública, gratuita e de qualidade, na qual possui um alto índice de empregabilidade dos formandos na área ambiental. É uma excelente oportunidade para quem deseja seguir uma carreira de sucesso.
Estamos atualmente com vagas disponíveis para aqueles que tenham concluído o ensino médio, independentemente do período em que tenham finalizado. Para se inscrever, basta entrar em contato através do número (44) 98844-1609 e realizar a inscrição ainda neste mês de junho. Temos um perfil no instagram (@dam_uem) que postamos vários assuntos pertinentes a área ambiental. Convido a todos que se interessarem, a nos seguir.
Além disso, na UEM, os estudantes têm a oportunidade de concorrer a bolsas de estudo, tornando-se elegíveis para uma remuneração enquanto se dedicam aos estudos. Essa é uma excelente chance para todos aqueles que desejam adquirir conhecimento e contribuir para um futuro mais sustentável.