Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Casal de professores lança livro sobre a história de Umuarama e reverte renda para AMA

Além do aspecto histórico, a obra também tem cunho social que reforça a necessidade do auxílio às entidades

Foto: Arquivo Pessoal/Facebbok
Casal de professores lança livro sobre a história de Umuarama e reverte renda para AMA
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 9 de junho de 2023 às 11h11 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 07h12

A população de Umuarama e da região terá, nas próximas semanas, a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história da Capital do Noroeste. Isso porque em alguns dias começa a ser vendido o livro: A história de Umuarama na iminência de seus 70 anos (120 páginas, editora Starling).

Escrito pelo professor de gastronomia e história, Ederson Gimenes, com a participação de sua esposa, Michelle Rodrigues, que é professora de Português da rede pública, o livro faz um recorte entre o início dos anos de 1950, quando os primeiros colonizadores chegaram em Umuarama, até 1972 quando houve a instalação da Fafiu (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Umuarama).

Além de abordar aspectos históricos narrados por colonizadores que desbravaram estas terras em diferentes áreas de atuação, o livro também traz um relato sobretudo de figuras, algumas desconhecidas, mas que foram de fundamental importância para a identidade social e econômica do município.

“Nossa cidade foi colonizada por paulistas e mineiros que vieram para cá desbravar estas terras. As pessoas chegaram aqui em uma época em que tudo era muito difícil e caro, não tinha infraestrutura nenhuma. Então você imagina a dificuldade de tudo aqui. Para as pessoas chegarem em Maringá, por exemplo, a viagem demorava 12h, tudo barro”, recorda Gimenes.

Ederson Gimenes em conversa com um dos pioneiros da cidade.

Conforme o professor, a ideia do livro surgiu quando ele estava terminando o curso de história após a fase mais crítica da pandemia de Covid-19. “Fui na prefeitura e comecei a garimpar informações e com isso fui escrevendo. Também busquei informações com o pessoal da Companhia Melhoramentos responsável pela colonização da cidade e com os filhos dos pioneiros”, detalha.

Apesar de ter reunido bastante material sobre a história de Umuarama, a pesquisa foi longa e demandou muito trabalho. A dificuldade foi acentuada pelo fato de a cidade não ter um Museu onde estariam disponíveis documentos históricos dos primeiros habitantes e objetos que remontam a história da colonização do município.

“Espero que esse livro contribua para a valorização da cultura local e das pessoas que construíram a cidade. Que sirva de incentivo para a construção de um espaço de conservação da memória dos pioneiros, pois temos muito material guardado que acaba indo para lixo e poderia se tornar fonte de pesquisa para os mais novos”, argumenta.

Venda do livro

Além do aspecto histórico, a obra, que é de fácil leitura, também tem um cunho social que reforça a necessidade e a importância do auxílio às entidades que realizaram trabalhos sociais. Conforme Gimenes, todos os 500 exemplares impresos pela editora Starling foram doados para a Ama (Associação de Pais e Amigos do Autista de Umuarama e Região), que fará a venda e usará os recursos para a manutenção das atividades.

“Minha filha mais nova tem autismo e faz acompanhamento através da Unimed. No ano passado eu e minha esposa ajudamos na Festa das Nações em que a renda foi revertida para instituições. Então minha esposa me perguntou por que você não doa a renda para AMA? Foi muito rápido, entrei em contato como adireção da entidade e, em seguida, fechamos a parceria”, lembra.

E segue: “Essas instituições ficam muito esquecidas. Elas trabalham para que as pessoas atendidas possam ter uma melhor qualidade de vida, principalmente, as crianças, que são o futuro do nosso país, então, temos que ajudar”, pontua.

Capa do Livro.

Histórico

Ederson Gimenes tem 40 anos e é professor do curso de Gastronomia da Unipar (Universidade Paraense). Natural de Umuarama, é casado com a também professora Michelle Rodrigues, que leciona português na rede pública. O casal tem duas filhas de 2 e 10 anos.

Graduado em Gastronomia pela Unicesurmar em 2005 e, em história, pela Uniasselvi (Centro Universitário Leonardo da Vinci), Gimenes tem especializações nas áreas do Magistério Superior, Gestão de Alimentos e Bebidas, Metodologia de Ensino da História, Cultura e Diversidades e Cultura Afro-brasileira.

O escritor também foi o primeiro professor a lecionar para os cursos de Gastronomia da unidade de Umuarama do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e da Universide Paranaense.

Encontro com a ministra da Cultura

O professor e escritor, Ederson Gimenes, deverá entrecar uma unidade do livro ‘A história de Umuarama na iminência de seus 70 anos’ para a ministra da Cultura do governo Lula, Margareth Menezes.

O encontro, que está sendo articulado pela assessoria do deputado federal Zeca Dirceu (PT), deverá acontecer em Brasília nas próximas semanas. “Estamos só esperando a confirmação oficial da agenda da ministra para entregarmos em mãos uma cópia do livro”, finaliza.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas