
Audiência pública conclui discussões sobre atualização do plano de manejo da APA do Piava
Ao lado do prefeito Hermes Pimentel e do engenheiro ambiental Carlos Henrique Braga, a presidente do Conselho Municipal do Meio […]


Ao lado do prefeito Hermes Pimentel e do engenheiro ambiental Carlos Henrique Braga, a presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente e secretária municipal Fernanda Periard Mantovani conduziu, na manhã desta segunda-feira (12), a última audiência pública da elaboração do novo plano de manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Piava.
A reunião contou com a presença de conselheiros, moradores e proprietários de terras localizadas dentro da APA, que se estende entre a região próxima ao Parque Jabuticabeiras e a rodovia PR-482 (que liga a Maria Helena), cortada pelas estradas Jurupoca, Jaborandi e Piava.
Após agradecer as presenças, o prefeito Pimentel disse que a audiência é um espaço aberto à comunidade diretamente impactada pelo plano e à população em geral, para expressarem ideias, críticas e sugestões.
“Temos de saber conciliar a proteção ambiental do nosso único manancial, cuidando da água que consumimos hoje e precisaremos também no futuro, com o desenvolvimento econômico sustentável da área da APA, respeitando as particularidades da região e atendendo às necessidades dos moradores de forma ordenada e ambientalmente correta”, afirmou Pimentel.
O prefeito lembrou que vem buscando recursos para um projeto que prevê compensações aos produtores para ações de preservação e ampliação da faixa de mata ciliar, mas que depende de uma participação efetiva do Estado, a fim de conter o assoreamento e aumentar a proteção do rio Piava.
“A Secretaria do Meio Ambiente e a empresa contratada para atualiza o plano de manejo expressaram o zoneamento que será colocado na APA, com a exposição das regras e metas à população presente ao anfiteatro da Prefeitura, principalmente aos moradores e proprietários de imóveis rurais da área, que puderam fazer todas as suas observações”, disse Fernanda Mantovani.
Agora as sugestões colhidas e o trabalho realizado pela empresa contratada com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente serão levados ao conselho para os ajustes finais e a conclusão do projeto, que posteriormente será encaminhado à análise e aprovação da Câmara de Vereadores. Esta foi a última audiência para a elaboração do texto final do plano de manejo e a participação dos moradores foi importante.
“Colocamos no plano várias sugestões da população que foram feitas durante as três audiências públicas, como a disponibilização de uma patrulha rural do município para os produtores da APA e incentivos à educação ambiental e rural. Várias contribuições da população pontuadas nas audiências serão contempladas na proposta do plano”, completou a secretária.
A revisão do plano de manejo objetiva adequar atividades e cuidados com a APA do Piava, possibilitando uma convivência saudável com o ambiente e sua utilização sustentável.
Os três cadernos elaborados para a concepção do plano, que trazem a contextualização e o diagnóstico socioeconômico, o diagnóstico dos fatores bióticos e abióticos e o planejamento da unidade de conservação, estão disponíveis on-line à população (clique aqui) e podem ser consultados a qualquer momento.


(Reportagem: Assessoria)