
Vencedores da gincana do Peti curtem sessões de cinema no Shopping Palladium Umuarama
Cerca de 300 crianças tiveram a oportunidade de assistir a sessões de cinema no Shopping Palladium, entre terça (13) e […]


Cerca de 300 crianças tiveram a oportunidade de assistir a sessões de cinema no Shopping Palladium, entre terça (13) e esta quarta-feira (14), com direito a pipoca e refrigerante e tudo de graça. A atração foi parte da premiação da gincana do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), realizada no início deste mês no Centro da Juventude (Ceju).
Foram quatro sessões do filme “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso”, uma animação muito elogiada pela crítica. “Dividimos os grupos na parte da manhã e da tarde, nos dois dias, e levamos as crianças em ônibus do município para curtirem esse momento. A entidade contemplada foi a Assistência Social Lar Betel (Assebe), bem como os alunos das oficinas do Ceju”, explica Daniele Ferreira da Maia, coordenadora do Peti.
A 1ª Gincana do Peti foi disputada no último dia 2 e foi vencida pela Assebe, que desenvolve o projeto Amor e Ação. A instituição se destacou entre seis entidades que participaram da disputa, na qual as crianças responderam a mais de 50 perguntas sobre o trabalho infantil e se divertiram com a tradicional ‘torta na cara’ do rival, a cada acerto.
Para alguns o clima foi de brincadeira, mas com a gincana foi possível tratar um tema sério de forma leve e divertida, explica Daniele. “Cumprimos o objetivo que era aprender brincando. As crianças e adolescentes se divertiram bastante e também aprenderam sobre o trabalho infantil”, enfatizou.
A secretária da Assistência Social, Adnetra Vieira Santana, parabenizou os vencedores. “É muito gratificante ver essas crianças reponderem tudo de forma correta. Estão de parabéns”, comentou.
Além do cinema, o Projeto Amor e Ação garantiu um brinde extra – um squeeze (garrafa d’água) para cada criança. A iniciativa atende hoje 67 crianças e adolescentes em período integral, com atividades oferecidas pela entidade em contraturno escolar. Além da entidade vencedora da gincana, o Ceju também garantiu seu lugar no cinema com cerca de 250 alunos.

(Assessoria PMU)