Redação Publisher do OBemdito

Inmet divulga alerta laranja com risco de chuva forte e alagamentos em Umuarama e região

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta quarta-feira (14) um alerta laranja indicando perigo com o acumulado de chuva. […]

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Inmet divulga alerta laranja com risco de chuva forte e alagamentos em Umuarama e região
Redação - OBemdito
Publicado em 14 de junho de 2023 às 18h39 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 06h51

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta quarta-feira (14) um alerta laranja indicando perigo com o acumulado de chuva. O aviso abrange todo o estado do Paraná, além de Santa Catarina e partes do Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

O alerta tem vigência até às 10h desta quinta-feira (15). Os riscos potenciais são: chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia; alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco.

Toda a região de Umuarama está inclusa na abrangência do alerta do Inmet. A Capital da Amizade teve uma quarta-feira bastante chuvosa e fria. As temperaturas variaram entre 8,4ºC e 10,3ºC (até às 18h30). Para quinta-feira o Instituto de Meteorologia Simepar indica que o dia será nublado e com mínima de 11ºC e máxima de 13ºC em Umuarama.

Para o Paraná, o Simepar informa que a quinta terá condições atmosféricas de instabilidade, pois um sistema de baixa pressão se intensifica sobre o Sul do Brasil. Chuvas ocorrem a qualquer momento do dia, com volumes que devem ser significativos em alguns setores (especialmente entre o sudoeste, centro-sul, Campos Gerais e no leste do Estado). Temperaturas variam pouco durante o dia, com sensação de frio mesmo à tarde.

Instruções do Inmet

Para momentos de alerta laranja o Inmet divulga as orientações abaixo:

– Evite enfrentar o mau tempo.

– Observe alteração nas encostas.

– Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

– Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.

– Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas