Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Funcionário da Viação Umuarama é assaltado durante expediente no terminal urbano

“A situação é bastante séria. Está faltado segurança para os funcionários", afirma o inspetor operacional da empresa

Foto: Dannilo Martins/OBemdito
Funcionário da Viação Umuarama é assaltado durante expediente no terminal urbano
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 16 de junho de 2023 às 13h21 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 06h44

Não é de hoje que a região da antiga rodoviária de Umuarama enfrenta problemas sérios com a falta de segurança e a rotineira realidade de furtos, roubos, assaltos a mão armada, além da venda de drogas e prostituição. Na última terça-feira (13), um funcionário da Viação Umuarama, empresa que presta o serviço de transporte público urbano, foi assaltado durante o seu expediente de trabalho.

O homem, que preferiu não se identificar por conta de possíveis retaliações, contou ao OBemdito que estava quase finalizando o seu horário quando dois rapazes armados chegaram no local e anunciaram o assalto. Além do dinheiro da empresa que estava no caixa, os marginais também levaram R$ 1200 do trabalhador.

“Ele chegou e me ameaçou, mandou eu abrir a porta. Quando eu falei que não ia abrir, ele colocou a mão em alguma coisa que parecia ser uma arma. Quando eu abri, já tinha outro aqui na porta”, conta. “Na hora eu fiquei muito nervoso. Mas Deus é maior, estou vivo, a vida da gente vale tudo”, exclamou.

Atualmente o terminal urbano está passando por mudanças. Dois portões já foram instalados, um em cada entrada. O local também está mais limpo, e com condições de higiene para passageiros e funcionários.  “Os banheiros estão bem limpos, o pessoal da prefeitura fica o dia inteiro aqui limpando”, destacou.

Segundo a Viação Umuarama, a situação de violência naquela região chegou a um ponto inaceitável. “A situação é bastante séria. Está faltado segurança para os funcionários. Depois que desativou [rodoviária], a situação está cada dia pior”, afirma o inspetor operacional da empresa, Agustinho Duarte.

Conforme ele, algumas estratégias estão sendo pensadas pela Viação e deverão ser apresentadas para a prefeitura de Umuarama nos próximos dias. “Estamos finalizando um plano de ação para dar mais segurança para os funcionários. Talvez mudar os horários para que não ocorram mais fatos como este”, revelou.

OBemdito fez contato a Assessoria de Comunicação da prefeitura de Umuarama para saber qual a ação que o município tomará partir do aumento da criminalidade no local. Em nota a prefeitura informou que o terminal urbano “terá um reforço nas rondas por parte da Guarda Municipal e também foi solicitado apoio da PM”.

Ainda segundo a prefeitura, o “funcionamento continuará da mesma forma até as obras de reforma e ampliação, que estão em fase de projeto na Prefeitura, ainda sem data prevista de licitação”.

Há poucos dias Obemdito já tinha feito uma reportagem mostrando o aumento dos problemas sociais na região da Antiga rodoária. Recentemente a prefeitura de Umuarama anunciou que o espaço será reformado e receberá também as linhas do transporte metropolitano (intermunicipal).

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas