Redação Publisher do OBemdito

Roda de conversa desperta a sociedade para a crescente violência contra os idosos

Uma roda de conversa multiprofissional discutiu caminhos possíveis para prevenção da violência contra a pessoa idosa nesta quinta-feira (15), no […]

Fotos: Assessoria PMU
Roda de conversa desperta a sociedade para a crescente violência contra os idosos
Redação - OBemdito
Publicado em 17 de junho de 2023 às 17h03 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 06h38

Uma roda de conversa multiprofissional discutiu caminhos possíveis para prevenção da violência contra a pessoa idosa nesta quinta-feira (15), no teatro do Centro Cultural Vera Schubert.

O debate de ideias teve participação da assistente social Sônia Ortiz, da geriatra Carla Dal Ponte, da psicóloga Anne Tatila Borges e do advogado Alessandro Dorigon, além da secretária municipal de Assistência Social, Adnetra Vieira dos Prazeres Santana, que representou o prefeito Hermes Pimentel.

Além de buscar o fortalecimento de vínculos e uma melhor convivência entre idosos, suas famílias e a comunidade, o evento serviu de alerta para o aumento nos registros de violência contra pessoas da terceira idade.

“De janeiro a março deste ano foram 202 mil denúncias de violência ao idoso em todo o país. Eles sofrem fisicamente com agressões, mas também psicologicamente, financeiramente, recebem maus tratos diversos, e precisamos dar um basta nisso”, afirmou Adnetra.

A secretária destacou que a sociedade precisa despertar para o problema. Lembrou casos recentes de interdição de instituições por maus tratos e condições precárias de atendimento a idosos acamados, que necessitam de atenção especial.

Destacou a importância da saúde, médicos, enfermeiros e agentes, como parceiros na qualidade de vida e na fiscalização das condições dos estabelecimentos, alertando quando um idoso chega machucado às unidades de saúde.

“Não podemos nos calar. Os idosos não podem sofrer mais do que as dificuldades normais da idade. Trabalhamos políticas públicas com seriedade e esperamos ter em breve mais ações, opções de atividades, lazer, atenção e qualidade de vida. É o respeito que o idoso merece. Precisamos unir esforços, denunciar a violência ao disque 100 ou 190, e salvar vidas porque vidas idosas importam”, completou.

O promotor de Justiça Marcos Antônio de Souza disse que é importante denunciar, quando tomar conhecimento de violência aos idosos, e que eventos como a roda de conversa ajudam a despertar a atenção para a prevenção. “Há alternativas possíveis que podemos pôr em prática antes que a violência aconteça e é importante falar sobre isso”, disse, parabenizando o município pela iniciativa.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), Sebastiana Ruiz Garcia, afirmou que a entidade auxilia o município e o Ministério Público no monitoramento e fiscalização das instituições de longa permanência de idosos (ILPI), defendeu mais políticas públicas e melhor infraestrutura de acolhimento e qualidade de vida, para melhorar o tratamento à pessoa idosa, o que deve começar dentro de casa.

“A família precisa tratar melhor os seus idosos, com atenção à saúde, carinho e respeito por tudo que já fizeram e ainda podem fazer, aproveitando a experiência de vida e a convivência com os filhos e netos. O idoso também é um consumidor em diversas áreas do comércio e merece mais atenção, mais caixas exclusivos e atendimento prioritário”, completou Sebastiana.

A roda de conversa teve ainda música ao vivo, leitura de poema da poetisa Ângela Maria Costa La Serra e palestras mediadas pela coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Idoso, Débora da Mata, e pela coordenadora do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Creas/Cram), Aline Moreno. A organização agradeceu o apoio das empresas Ateliê Danielle Sauim, Floricultura Florama e Mercadão dos Óculos.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas