Redação Publisher do OBemdito

420 umuaramenses aproveitaram para se vacinar contra a gripe no Shopping Palladium

Exatamente 420 pessoas foram imunizadas contra a Influenza (gripe) durante ação especial, realizada em parceria entre a Secretaria Municipal de […]

Foto: Assessoria PMU
420 umuaramenses aproveitaram para se vacinar contra a gripe no Shopping Palladium
Redação - OBemdito
Publicado em 20 de junho de 2023 às 15h24 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 06h29

Exatamente 420 pessoas foram imunizadas contra a Influenza (gripe) durante ação especial, realizada em parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Shopping Palladium, neste final de semana em Umuarama.

As vacinas foram aplicadas no sábado (17) e no domingo (18) em sala especialmente montada no andar térreo do centro comercial. A maioria dos imunizados foi de adultos, mas vários pais levaram seus filhos – bebês acima de seis meses –, principalmente na tarde do domingo.

Desde o final de abril a Divisão de Imunizações da Secretaria de Saúde tem executado um cronograma de atividades extramuros, levando a vacina a escolas, comércio, indústrias e instituições.

“A campanha nacional de vacinação contra a gripe teve início no Brasil e, claro, aqui em Umuarama, em março. Porém, com a chegada do outono – e a queda nas temperaturas – fez com quem ampliássemos essas ações para estimular que mais e mais pessoas tomassem o imunizante, que protege, entre outros, contra o H1N1 (Sydney), H3N2 (Darwin) e a cepa B (Victoria)”, detalha a enfermeira Rafaella Naves, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica.

Ela conta que desde que foi iniciada a campanha, pouco mais de 25 mil pessoas foram imunizadas. “Considerando que temos um público-alvo estimado em 34.240 pessoas, conseguimos vacinar até agora 73% da população.

Como nosso objetivo é alcançar ao menos 90% desse total, ainda falta imunizarmos ao menos mais 5 mil pessoas com idade acima de seis meses”, analisa Rafaella, indicando que há doses da vacina em todas as 24 unidades de saúde (UBS) de Umuarama – sendo 18 delas na cidade e mais seis nos distritos –, que atendem das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h.

Sandra Pinheiro, diretora de Vigilância em Saúde, esclarece que a vacina contra gripe pode ser tomada no mesmo dia (e na mesma hora) que a pessoa for se imunizar contra a covid. “As duas vacinas são de extrema importância para a saúde pública e protegem contra doenças que comprometem o sistema respiratório: ao se imunizar contra a gripe, o cidadão evita infecções respiratórias causadas pelo vírus Influenza”, explica.

Já o secretário municipal de Saúde, Herison Cleik da Silva Lima, indica que novos pontos de vacinação fora das UBSs devem ser definidos na próxima semana. “Estamos concentrando esforços nessa luta para deter o avanço de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que mais que dobrou nos últimos dias, tanto nas unidades de saúde quanto no Pronto Atendimento (PA)”, aponta.

Ele acrescenta que não há grupos específicos que sejam mais suscetíveis ao vírus Influenza, mas há alguns mais vulneráveis a desenvolver complicações em decorrência da doença, como gestantes, puérperas [mulheres que acabaram de dar à luz], adultos com mais de 60 anos, crianças com menos de cinco anos e indivíduos com comorbidades, entre outros.

“A vacina que estamos aplicando é capaz de deter as SRAG, que podem ser Influenza A, Influenza B e vírus sincicial respiratório (VSR)”, conclui.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas