Campanha ‘Paraná Sem Drogas’ tem ações de conscientização no Ceju em Umuarama
Em alusão à campanha “Junho Paraná Sem Drogas”, realizada ao longo do mês pelo governo do Estado, junto com o […]
Em alusão à campanha “Junho Paraná Sem Drogas”, realizada ao longo do mês pelo governo do Estado, junto com o conselho estadual e o Núcleo Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas e a Secretaria da Segurança Pública, o Centro da Juventude de Umuarama (Ceju) promoveu algumas ações de conscientização a frequentadores das oficinas e a alunos da rede pública de ensino.
A campanha, prevista na Lei 19.121/2017, burca congregar, planejar e programar ações dentro da Política Estadual Antidrogas, sob a ótica de prevenção, de forma a diminuir e minimizar os efeitos da utilização das drogas lícitas e ilícitas, bem como promover esclarecimentos para conscientizar a população em geral sobre as ações de prevenção e programas de tratamento voltados aos usuários.
“As ações compreendem a conscientização, a prevenção e o tratamento ao uso de substâncias químicas e o município apoia esta luta, por meio do Ceju e de outros organismos ligados ao poder público”, destacou a secretaria da Assistência Social da Prefeitura, Adnetra Vieira dos Prazeres Santana.
No último dia 12 foi realizada uma palestra com os acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Paranaense (Unipar) e médicos da Unidade Básica de Saúde (UBS) Bem-Estar, além da apresentação de dança “Libertando-se do vício”, exibida pela estagiária Rafaela Batista, do Ceju. A parceria envolveu a Secretaria da Saúde e a Escola Municipal Senador Souza Naves, que esteve presente com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.
“Na nesta terça-feira, 20, a parceira foi com o Colégio Estadual Bento Mossurunga e as apresentações se destinaram aos alunos do 9º ano do Fundamental, e envolveu também o Serviço Social do Comércio (Sesc) e a palestrante, a dentista Cicely Shiotani, que falou sobre os efeitos do uso do cigarro eletrônico e do narguilé. No total, 140 crianças e adolescentes ouviram as palestras”, informou a Roselene de Souza, chefe da Divisão da Juventude e coordenadora do Ceju.
O ‘Paraná Sem Drogas’ objetiva ainda incentivar o desenvolvimento e a realização de campanhas de conscientização permanentes para informar e estimular o diálogo, a solidariedade e a inserção social dos usuários de drogas, estimular a inserção deles na escola, no trabalho e em tratamentos, quando necessário.
Vale destacar a importância das atividades permanentes na prevenção à infecção dos usuários de drogas pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), hepatite C ou outras patologias, bem como garantir o pleno atendimento e acesso igualitário dos usuários aos serviços e ações da área de saúde, prevê a lei estadual.
(Reportagem: Assessoria)





