
Com vacinação abaixo do esperado, Saúde de Umuarama vai ao encontro do público alvo
Um dado preocupante. Iniciada em março, a campanha de vacinação contra a gripe ainda está longe de atingir a meta […]


Um dado preocupante. Iniciada em março, a campanha de vacinação contra a gripe ainda está longe de atingir a meta da Secretaria de Estado da Saúde. Em Umuarama a situação é um pouco melhor, mas mesmo assim, de um público alvo inicial de 34 mil pessoas, apenas 25 mil foram imunizadas, o que as equipes locais a ampliarem a estratégia de ir ao encontro da população.
É grande o esforço das equipes da Divisão de Imunizações da Secretaria, que passou a adotar a ação extramuros, levando doses a escolas, estabelecimentos comerciais, indústrias e instituições. Este ano, a vacina protege contra três tipos de gripe, a H1N1 (Sydney), a H3N3 (Darwin) e a Cepa B (Victoria).
O secretário municipal de Saúde, Herison Cleik da Silva Lima, informou que, na comparação com outras cidades do Estado, o índice obtido por Umuarama é considerado bom. “Porém, ainda está aquém do que gostaríamos. Estamos fazendo campanhas por toda cidade. Já fomos em escolas, nas indústrias, e, para próximas semanas estamos planejando mais campanhas em supermercados e comércios, entre outros locais. Estamos fazendo de tudo para chamar a população. A vacina é muito importante”.
“A queda nas temperaturas afastou o público dos locais de vacinação e isso nos levou a ampliar as ações para estimular que mais e mais pessoas pudessem receber o imunizante. Estamos fazendo a busca principalmente dos grupos prioritários e, agora com a abertura para toda a população acima de 6 anos, pretendemos vacinar o máximo de pessoas para evitar complicações respiratórias que a Influenza pode causar”, explicou a enfermeira Rafaella Naves, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica.
A vacina contra gripe pode ser tomada junto com a da Covid. “As duas vacinas são de extrema importância para a saúde pública e protegem contra doenças que comprometem o sistema respiratório: ao se imunizar contra a gripe, o cidadão evita infecções respiratórias causadas pelo vírus Influenza”, explica Sandra Pinheiro, diretora de Vigilância em Saúde.
Doses da vacina contra a gripe estão disponíveis nas 24 Unidades Básicas de Saúde de Umuarama, sendo 18 na sede do município e 6 nos distritos. O atendimento acontece das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h.