Redação Publisher do OBemdito

Servidores públicos da Prefeitura de Umuarama recebem primeira parcela do 13º

A Prefeitura de Umuarama depositou na última semana, a primeira parcela do 13º salário do funcionalismo público municipal. A medida, […]

Foto: Assessoria PMU
Servidores públicos da Prefeitura de Umuarama recebem primeira parcela do 13º
Redação - OBemdito
Publicado em 27 de junho de 2023 às 13h59 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 06h09

A Prefeitura de Umuarama depositou na última semana, a primeira parcela do 13º salário do funcionalismo público municipal. A medida, determinada pelo prefeito Hermes Pimentel, proporciona a injeção de mais de R$ 7 milhões em recursos que devem aquecer o comércio local, e só foi possível porque a atual administração mantém as contas municipais rigorosamente em dia.

A antecipação da primeira parcela – que conforme a lei poderia ser paga até 30 de novembro – beneficia 3.868 servidores, dos quais 3.038 ativos e 830 inativos, que recebem seus proventos pelo Fundo Municipal de Previdência de Umuarama. São 24 servidores na Administração de Cemitérios e Serviços Funerários (Acesf), dez na Fundação Cultural, 599 na Secretaria Municipal de Saúde e 2.405 na Prefeitura, incluindo Educação e outros órgãos da administração direta.

O valor exato depositado nas contas dos servidores foi de R$ 7.041.880,23. “Esse dinheiro fará grande diferença nas contas do funcionalismo, pois permitirá ao servidor programar o seu uso nos próximos meses, além de poder colocar as contas em dia”, apontou o prefeito. “Tenho certeza que o comércio será beneficiado, pois a grande maioria do funcionalismo deve aproveitar o dinheiro para fazer compras nas nossas lojas e ainda há aqueles que planejam guardar ou investir o dinheiro”, emendou.

Pimentel destacou também o equilíbrio nas contas do município e o respeito com que trata o dinheiro público para manter os pagamentos em dia. “Por isso foi possível antecipar a metade do 13º neste momento e o restante deverá ser pago na semana do Natal, um período que também é muito importante para o nosso comércio”, acrescentou.

A primeira parcela representa metade do valor global do 13º, pois o dinheiro é transferido para as contas dos servidores sem os descontos habituais (como INSS, Imposto de Renda Pessoa Física e outros). “Em dezembro a Prefeitura paga os 50% restantes com os descontos devidos, por isso o geralmente é um pouco menor”, explicou o diretor de Recursos Humanos, Alexandre Faker.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas