Redação Publisher do OBemdito

Secretaria do Meio Ambiente de Umuarama deve firmar convênio com a Itaipu Binacional

Negociações estão sendo feitas para a garantia de recursos destinados a diversas ações de preservação

Foto: Assessoria PMU
Secretaria do Meio Ambiente de Umuarama deve firmar convênio com a Itaipu Binacional
Redação - OBemdito
Publicado em 29 de junho de 2023 às 18h50 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 06h00

Após negociações, Umuarama está entre os municípios que devem assinar convênio com a Itaipu Binacional para ter acesso a recursos que serão destinados a diversas ações de preservação do meio ambiente.

O Programa Gestão por Bacia Hidrográfica é focado no planejamento e na realização de projetos de recuperação ambiental e está sendo mediado pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e de Serviços Rodoviários por meio do Cibax (Consórcio Intermunicipal para a Conservação da Biodiversidade das Bacias do Rio Xambrê e Piquiri).

O engenheiro civil Evandro Ribas Machado e o engenheiro agrônomo Marcelo Uliana estiveram na cidade representando a Itaipu Binacional e detalharam o projeto, que vai investir em questões como o uso correto da terra, a conservação e o manejo dos solos, respeitando a maneira como a natureza se configura em torno dos rios e demais cursos d’água em uma bacia hidrográfica.

“Eles vieram para alinhar os pontos referentes ao convênio entre a Prefeitura e Itaipu e temos certeza de que será algo inédito e muito importante para o município”, comentou a secretária de Meio Ambiente, Fernanda Periard Mantovani.

Ela pontua que os investimentos serão feitos por meio do Cibax, com supervisão da Seab (Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento). “O convênio visa, entre outras ações, a construção e reforma de terraços, adequação de estradas rurais com pavimentação asfáltica, recuperação de nascentes e fornecimento de equipamentos para a triagem de resíduos recicláveis, ou seja, vamos investir na qualidade da vida dos cidadãos”, afirma.

Os engenheiros detalharam ao prefeito Hermes Pimentel que a finalidade do convênio é a recuperação de nascentes e a preservação os córregos e rios que formam a bacia do Rio Paraná e abastecem o lago da hidrelétrica – cursos d’água de mais de 200 municípios das regiões Oeste e Noroeste que deságuam no rio Paraná e despejam toneladas de sedimentos que, acumulados ao longo dos anos, podem comprometer a saúde do lago de Itaipu.

A estrutura para preservação das áreas de proteção ambiental e de proteção permanente do município, além do Aterro Sanitário de Umuarama, receberam elogios dos representantes de Itaipu Binacional, que tiveram a oportunidade de realizar uma visita técnica a vários regiões do município.

“Temos essa preocupação com o futuro de nossa cidade e por isso temos certeza de que esse convênio com a Itaipu vai reforçar a proteção de nosso meio ambiente, assegurando mais qualidade de vida a todos aqueles que lutam para que a natureza seja preservada”, analisou Pimentel.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas